Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), desde 2011, o Tocantins deu um salto impressionante na adoção de sistemas fotovoltaicos, saindo de apenas uma unidade de geração solar registrada para 49.058 conexões em 2025. O crescimento exponencial coloca o Tocantins na vanguarda da energia limpa no Brasil, com a geração de 517.287,77 kW espalhados por todos os 139 municípios tocantinenses.
Para Diego Reis, Gerente Regional de Desenvolvimento da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, a energia solar representa uma grande oportunidade para as famílias e empresas do estado. E com isso, a Cooperativa tem se destacado no apoio à expansão da energia solar no Tocantins, oferecendo linhas de financiamento para a instalação de placas solares. O perfil dos solicitantes de crédito abrange uma variedade de públicos, desde pessoas físicas, como residências que buscam reduzir os custos de energia, até empresários e investidores que enxergam na energia solar uma oportunidade de negócios sustentável.
“Com o sol presente praticamente durante todo o ano, a energia solar se torna não só uma solução ambientalmente responsável, mas também uma escolha economicamente vantajosa e estratégica”, explica Reis.
Importante destacar que só em 2025, o estado já registrou 3.888 novas conexões de sistemas fotovoltaicos, um número que destaca o ritmo acelerado da transição energética no estado. No Brasil, 79% da geração de energia solar vem do setor residencial, enquanto no Tocantins esse percentual é ainda mais expressivo, alcançando 85%, o que evidencia a grande adesão das famílias tocantinenses à energia solar como uma solução sustentável e econômica.
A grande abundância de luz solar no Tocantins ao longo do ano faz da energia solar não apenas uma alternativa ecológica, mas uma opção estratégica, tanto para o ambiente quanto para a economia local.
Energia solar se destaca como alternativa econômica diante do alto custo da eletricidade
Além disso, o alto custo da energia elétrica, especialmente em um estado com longas temporadas de calor intenso, tem sido um fator determinante na popularização da energia solar. Muitas famílias e empresas gastam uma parte significativa de sua receita com custos de refrigeração, climatização e operação de maquinário. Diante desse cenário, a energia solar surge como uma solução tanto ecológica quanto econômica, permitindo uma redução substancial nas contas de energia, ao mesmo tempo em que contribui para a sustentabilidade e a preservação ambiental.
Durante o período de estiagem, que é considerado a época ideal para a realização das obras, o Sicredi tem registrado um aumento na procura por crédito para a instalação de sistemas fotovoltaicos.
Atualmente, a Cooperativa oferece prazos de financiamento de até 60 meses, com carência de até 180 dias e taxas de juros a partir de 1,59% ao mês. Os pagamentos podem ser mensais ou semestrais, e os interessados precisam ter uma conta ativa no Sicredi, passar pela análise de crédito e apresentar o orçamento e a nota fiscal do projeto. Além disso, a cooperativa tem trabalhado de forma a proporcionar soluções de crédito personalizadas para diferentes perfis de clientes, seja para empresas, produtores rurais ou pessoas físicas.
Financiamento acessível viabiliza investimentos em energia limpa para diferentes perfis de clientes
O aposentado Rogério Santos foi um dos que investiram em energia solar residencial. Com apoio de um financiamento em condições facilitadas, aproveitou a estrutura do telhado para instalar painéis e hoje gera energia suficiente para abastecer sua casa e a do filho. “O financiamento foi fundamental. A parcela é menor do que eu pagava na conta de luz, e estou prestes a quitá-lo. Além da economia, saber que contribuímos com a geração de energia limpa é gratificante. Essa é, sem dúvida, a direção para o futuro”, destaca.
Segundo Diego Reis, o fortalecimento da energia solar no Tocantins reflete o compromisso de diversos setores com a sustentabilidade e o desenvolvimento regional. “A expansão da energia solar no Tocantins mostra como o estado vem se destacando nacionalmente em energia renovável. O avanço das conexões fotovoltaicas, impulsionado por crédito acessível e apoio à inovação, está moldando uma nova realidade energética. A combinação de sol em abundância, busca por soluções sustentáveis e acesso facilitado ao crédito coloca o Tocantins na dianteira da transição energética. O Sicredi tem sido um importante aliado nesse processo, apoiando associados por meio de linhas de financiamento que viabilizam investimentos em energia limpa e incentivam o crescimento sustentável no estado”, finaliza.