Em meio às chuvas que assolam o Rio Grande do Sul, os principais bancos do país se movimentam para oferecer condições especiais aos impactados pela tragédia. As instituições oferecem até 180 de carência para pagamentos em renegociações de dívidas.
O Bradesco informou que a carência será de 180 dias tanto para pessoas físicas (PF) quanto jurídicas (PJ) que precisem renegociar pagamento em linhas de como capital de giro, crédito pessoal e crédito direto ao consumidor. O banco também vai postergar por até 30 dias o pagamento de dívidas nestas linhas para clientes da região.
No caso do BB, será possível renegociar dívidas utilizando taxas diferenciadas com até 180 dias de carência e 120 meses para pagamento. As empresas dos municípios gaúchos também poderão repactuar débitos, com prazos de 30, 36 ou 48 meses nas operações convencionais e até 72 meses para contratações via Pronampe.
Os clientes PF contam com carência de até seis meses para pagamento da primeira parcela na contratação do BB Crédito Consignado ou do BB Crédito Salário. As micro e pequenas terão acesso a crédito com linhas governamentais e próprias, além de condições diferenciadas.
A Caixa, por sua vez, oferecerá a moradores das regiões afetadas e que já possuem crédito contratado pausa no pagamento de prestações por até três meses nos contratos de Crédito Pessoal PF, Capital de Giro PJ, Renegociação PF e PJ.
Além disso, a instituição possibilita a pausa de até três meses nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas. Será possível a incorporação das prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes.
O banco também afirma que haverá facilidades para clientes que optarem pela contratação de um novo crédito, com redução de taxas de juros e carências para contratação de financiamentos, com maiores prazos para pagamento no Crédito Consignado, Capital de Giro, entre outras modalidades.
Para o Saque Calamidade do FGTS, o banco afirma estar auxiliando as prefeituras para que o processo de liberação dos valores aos trabalhadores seja iniciado. Após a liberação, a população poderá realizar o saque do FGTS pelo celular por meio do aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência.
Dentre as medidas do Itaú para clientes corporativos, estão a suspensão de mensalidades e tarifas de conta corrente e na rede por pelo menos três meses, repactuações de parcelamentos para clientes que tiverem essa necessidade e manutenção de limites de crédito e disponibilização de linhas especiais.
Comentários sobre este post