O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encomendou um pacote social para o segundo semestre em uma tentativa de recuperar a popularidade junto ao eleitorado de baixa renda.
A edição da pesquisa Genial-Quaest, divulgada nesta quarta-feira (4), mostrou que a impopularidade do presidente cresceu sobre uma das faixas do eleitorado que eram mais fiéis ao petista.
Por isso, o petista solicitou à Casa Civil medidas de impacto rápido e direto, sobretudo envolvendo oferta de crédito a baixo custo, e pretende anunciá-las ao longo do segundo semestre.
Na lista, figuram o financiamento de motocicletas a entregadores de comida, um programa de crédito para jovens abrirem seu primeiro negócio e para donas de casa reformarem seus imóveis e o acesso à cesta básica a idosos carentes.
O petista também pretende participar de caravanas temáticas promovidas pelas pastas ministeriais. Uma delas é o programa de consultas com especialistas promovido pelo Ministério da Saúde.
O presidente também manifestou a intenção de acompanhar vistorias de obras públicas e marcar presença em eventos culturais financiados pelo governo federal.
A pesquisa aponta que a aprovação e a desaprovação entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos está empatada.
Por outro lado, o petista oscilou positivamente na aprovação dos eleitores que ganham entre dois e cinco salários mínimos e entre os que ganham mais de cinco salários mínimos.