Gabriela Rossi/Governo do Tocantins
Pela primeira vez, desde que o Selo Unicef foi implementado no estado, o Tocantins alcançou um marco histórico: todos os 139 municípios aderiram à edição de 2025-2028 do Selo. O resultado é fruto do esforço do Governo do Tocantins com o fortalecimento de políticas públicas que priorizam e garantem os direitos de cada criança e cada adolescente tocantinense.
No Tocantins, o Selo Unicef já está na 5ª edição. Na última edição o Tocantins contou com a adesão de 73 municípios.
Ao aderirem ao Selo, os municípios assumem o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas, contando com apoio técnico do Unicef para o fortalecimento e a qualificação dessas políticas.
O Secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, é articulador estadual do Selo, e celebra esse marco na promoção dos direitos de crianças e adolescentes. “Esse é um momento histórico para a educação tocantinense. Conseguimos bater a meta de ter todos os municípios aderindo ao Selo Unicef, que é uma política extremamente importante, e nós precisamos ter esse cuidado com a infância e a adolescência”, explicou.
Ao final do ciclo, em 2028, os municípios que alcançarem os avanços esperados receberão o reconhecimento internacional, por meio da certificação do Selo Unicef.
Profe nos Municípios
Alinhado às metas do Selo Unicef, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desenvolve o PROFE nos Municípios, um dos eixos do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), que visa apoiar os municípios através de colaboração técnica e financeira para melhorar a qualidade da educação básica.
A iniciativa busca o desenvolvimento das políticas públicas colaborativas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem, a promoção da equidade e redução das desigualdades educacionais.
Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que tem como objetivo fortalecer políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes, garantindo seus direitos em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. A participação no Selo é voluntária e gratuita.
Durante os quatro anos da edição, o Selo oferece suporte técnico às gestões municipais a partir de formações, monitoramento de indicadores e acompanhamento metodológico, buscando potencializar avanços concretos em indicadores sociais, buscando impulsionar a mobilização de esforços para a promoção de direitos à saúde, educação, engajamento social e proteção contra a violência.