Com articulação do vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, foi aberta nesta terça-feira, 14, a exposição “Espeleocromologia & Os Guardiões da Vida”, do artista plástico Anselmo Rodrigues, na Galeria do Senado Federal. Natural de Sergipe e radicado em Aurora, o artista tem no cerrado e nas cavernas da região a principal fonte de inspiração para suas obras.
Eduardo Gomes, que é patrono do artista, destacou a importância de levar ao Senado o trabalho de quem transforma as belezas naturais do Tocantins em expressão artística. “A arte do Anselmo traduz o espírito do Tocantins: é criativa, autêntica e profundamente conectada à natureza. Trazer essa exposição ao Senado é uma forma de mostrar o talento e o potencial cultural do nosso Estado”, afirmou.
O artista agradeceu o apoio e ressaltou a ligação de sua produção com o território tocantinense. “Aurora é um dos mais importantes cenários da espeleologia do Brasil, com 188 cavernas catalogadas, campo fértil para o meu trabalho”, destacou.
A mostra, com curadoria de Fernanda Curado, reúne esculturas, pinturas e instalações que exploram a relação entre arte, natureza e espiritualidade, e permanece aberta ao público na Galeria do Senado Federal até o dia 24 de outubro.