Nessa quarta-feira, 13, estudantes das redes públicas e privadas, incentivados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estrearam com medalha nos Jogos da Juventude.
O evento esportivo ocorre em João Pessoa, capital paraibana, até o próximo dia 28, e é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).
No primeiro bloco, a delegação tocantinense formada por cerca de 50 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes, irá competir nas modalidades de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo e tênis de mesa.
Nos três blocos da competição, o Tocantins conta com 135 estudantes-atletas.
A primeira medalha tocantinense já chegou no primeiro dia de competição com o atleta Josué Teixeira, 17 anos, que conquistou a prata ao atingir 1612 watts de potência no Ciclismo, modalidade Potência Máxima.
“Estou muito feliz. Essa já é a quarta medalha que ganho nos Jogos da Juventude. Ainda tenho mais três provas e estou com boas expectativas que posso conquistar o ouro”, afirmou Josué.
O estudante Pedro Luís Vieira, de 16 anos, que participa dos Jogos pela primeira vez, também competiu no ciclismo.
“Não fui tão bem na primeira prova, mas ainda tem outras e estou confiante para competir”, completou Pedro.
“É muito significativo proporcionar esses momentos para os nossos estudantes. Não é só uma questão esportiva, mas também pedagógica. Para os estudantes chegarem aqui, eles passaram pela educação física nas nossas escolas”, pontuou o chefe de delegação, Leonardo Bernardes.
A técnica do desporto escolar, Thais Gabrielle Martins Matos, destaca a importância do incentivo ao esporte.
“Fico muito feliz em poder fazer parte desse momento, porque muitos atletas olímpicos de hoje tiveram destaque nos Jogos da Juventude. Então, dar essa oportunidade para os nossos estudantes-atletas é muito importante”, completou.
Cerimônia de Abertura
A Cerimônia de Abertura dos Jogos da Juventude ocorreu na noite dessa quarta-feira, 13, no Teatro Pedra do Reino do Centro de Convenções de João Pessoa.
A medalhista de ouro das Olimpíadas de Paris 2024, a judoca Beatriz Souza, acendeu a pira da competição, principal símbolo dos jogos.
Além da judoca, o evento contou com a presença de outros atletas olímpicos, como Marcus D’Almeida, do tiro com arco, e Lígia Silvado, do tênis de mesa, que inspiraram os atletas tocantinenses.
“Achei a abertura muito incrível. Ver os atletas olímpicos aqui nos inspira muito. Acredito que os Jogos da Juventude serão muito bons, porque além de competir, nós podemos conhecer muitas pessoas novas”, ressaltou a estudante-atleta do judô, Cinthia Alves dos Santos, de 15 anos de idade.
Próximos jogos
A estudante do Instituto Federal do Tocantins, Anny Clara Souza de Oliveira, 17 anos, estreia nos Jogos da Juventude nesta quinta-feira, 14. Ela vai em busca do ouro no badminton, na modalidade mista e feminina.
“Estou com expectativas altas, porque treinei bastante nos últimos meses e me preparei fisicamente e mentalmente para as provas. Estou confiante”, destacou Anny Clara, que participa dos jogos pela primeira vez.