Cleide Veloso/Governo do Tocantins
A Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) marcou presença nesta sexta-feira, 16, na abertura da Assembleia Eletiva da Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins (ArPIT), realizada na Aldeia São José, do povo Apinajé, no município de Tocantinópolis.
O secretário de Estado, Ercivaldo Xerente, representou a Pasta no espaço máximo de deliberação, fortalecimento organizativo e exercício democrático do movimento indígena regional.
O evento, que segue até o dia 18 de janeiro, reúne lideranças de diversas regiões do Tocantins para discutir pautas estratégicas de interesse dos povos indígenas, além de conduzir o processo de eleição da nova coordenação da ArPIT.
A assembleia reafirma os princípios da representatividade, da participação coletiva e do protagonismo indígena na construção das decisões que impactam o fortalecimento das comunidades.
Para o secretário Ercivaldo Xerente, a participação da Sepot é fundamental para assegurar o diálogo institucional e reforçar o compromisso do Governo do Tocantins com as organizações indígenas. “A ArPIT cumpre um papel essencial na articulação regional e na defesa dos direitos dos povos indígenas. Estar presente nesse momento significa reconhecer e respeitar a autonomia das lideranças e fortalecer nossa parceria com cada organização de base”, destacou.
A ArPIT ressaltou, no convite oficial, a importância da participação da Secretaria, para ampliar a legitimidade do processo eletivo e fortalecer a unidade entre as organizações.
A assembleia também abre espaço para encaminhamentos sobre políticas públicas, desafios emergentes e prioridades definidas coletivamente pelas lideranças.
A Sepot reafirma seu compromisso em atuar lado a lado com as organizações indígenas, promovendo articulação, diálogo contínuo e apoio institucional às iniciativas que fortalecem os povos originários e tradicionais do Tocantins.





