Para assegurar o bem-estar animal e da população, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB) destinou R$ 330 mil, por meio de emenda parlamentar, para a aquisição da primeira Unidade Móvel Adaptada para serviços de castração de animais, o Castramóvel de Palmas. O equipamento foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 27, na Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Pereira Morato no distrito de Taquaruçu, pela Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (SEBEM).
“Fico muito feliz com essa realização. Embora não seja um protetor, tenho a percepção de que a causa animal é uma questão de saúde pública. Quando destinei essa emenda, tive a certeza de que a sociedade ganharia com esse tipo de investimento, e acredito que os resultados trarão impactos positivos para a capital”, destacou o parlamentar.
Compromisso
Na ocasião, o deputado reafirmou seu compromisso em destinar novos recursos, por meio de emenda parlamentar, para a implantação de outras unidades móveis na capital, em parceria com a vereadora Marycats da Causa Animal (Podemos). “Espero que esse seja apenas o primeiro passo. Já conversei com a vereadora Marycats, e o próximo castramóvel será a pedido dela, justamente para fortalecermos essa iniciativa. Um castramóvel faz muita diferença, mas ainda é pouco diante da quantidade de animais que temos na cidade”, afirmou Júnior Geo.
Saúde pública
O recurso encaminhado à Prefeitura de Palmas tem como objetivo ampliar o acesso à castração gratuita e à microchipagem de cães e gatos. A medida, além de promover o controle populacional e reduzir o abandono de animais, busca garantir melhorias na saúde dos pets e da população palmense.
Durante a inauguração, o prefeito Eduardo Siqueira Campos elogiou o trabalho dos envolvidos na causa animal. “Precisamos ser completos naquilo que é política pública. Parabenizo o trabalho das protetoras e também o Professor Júnior Geo pela iniciativa de direcionar recursos para a implantação deste castramóvel”, afirmou.
Conquista
Uma das idealizadoras do projeto, a protetora de animais Ana Cláudia de Castro, destacou que o castramóvel representa uma conquista para toda a sociedade. “Esse é o começo de uma nova era para os animais de rua, domiciliados e semidomiciliados. Quando cuidamos da saúde dos animais, também cuidamos da saúde de toda a população”, ressaltou.
Atendimento
O agendamento do serviço poderá ser feito nos Centros de Saúde da Comunidade ou com o agente de saúde do bairro. Para a castração, é necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS, além da carteira de vacinação do animal, caso possua.
Na primeira etapa, o castramóvel funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, atendendo moradores de Taquaruçu e Buritirana. Todas as regiões da Capital serão contempladas, conforme programação da SEBEM.
Texto: Yasmin Sobral
Foto: Ana Júlia Moura







