Com alcance em 59 municípios e em torno de 10 mil pessoas mobilizadas, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), divulgou nesta segunda-feira, 25, o Relatório das Visitas do Projeto Foco no Fogo, referente ao período de abril até a última semana de agosto.
Realizado em parceria com instituições do Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas, as ações foram registradas no aplicativo Recprev (Registro de Visita de Conscientização e Prevenção de Incêndios Florestais). Entre os resultados, estão a realização de 2.541 visitas em comunidades rurais, propriedades agrícolas, aldeias indígenas e escolas, além de 48 palestras educativas voltadas à conscientização e prevenção de queimadas e incêndios.
O secretário do Meio Ambiente, Marcello Lelis, destacou que, graças ao esforço coletivo, o Tocantins conseguiu reduzir em 31,4% o número de focos de queimadas entre janeiro e julho deste ano, em comparação com o mesmo período de ano passado.
“Por determinação do governador Wanderlei Barbosa, iniciamos as ações do projeto de forma antecipada, integrando o maior plano de combate ao fogo da história do Tocantins. Também é preciso reconhecer o esforço dos produtores rurais, que têm mobilizado máquinas, equipamentos e feito aceiros. A degradação pelo fogo deve ser nossa principal preocupação. Está na hora de todos os tocantinenses se unirem para combater esse mal que prejudica a vida de todos nós”, afirmou o secretário.
Um dos destaques desta edição foi a disponibilização dos dados em tempo real, acessíveis no site do Centro de Monitoramento em Inteligência Geográfica (Cigma), pelo link: https://cigma.to.gov.br/foco_no_fogo/foco_no_fogo/. A plataforma registra o alcance de 10.167 pessoas atingidas, sendo 5.572 por meio das palestras.
Para o secretário do Meio Ambiente e Turismo de Esperantina, Renald Pereira esta ação é muito importante para conscientizar a população contra os riscos do fogo. “Este trabalho de formiguinha, indo de chácara em chácara, de propriedade em propriedade para conscientizar nossa população é fundamental, destacou..
A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, ressaltou o engajamento das comunidades. “Durante as atividades, observou-se elevado grau de participação da população local, que esteve presente em ações educativas, palestras, visitas técnicas e orientações de campo. Esse envolvimento comunitário foi um dos pontos fortes da iniciativa, contribuindo para a construção de uma cultura de prevenção e respeito ao meio ambiente.” Completou.
Comitê
O Foco no Fogo é fruto de um trabalho interinstitucional por meio do Comitê do Fogo que envolve 32 parceiros, entre eles: Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), Exército Brasileiro, Defesa Civis municipais, Ibama/Prevfogo, Polícia Rodoviária Federal, entre outras instituições.
Plano
O Plano Integrado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – 2025, prevê investimento na ordem de R$ 17 milhões, sendo composto por três eixos: prevenção, monitoramento e combate.O Plano foi elaborado de forma conjunta pela Semarh, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Denúncias
A denúncia contra crimes ambientais, incluindo queimadas , pode ser feita de forma anônima, por meio da Linha Verde do Naturatins, 0800-63 155 ou no número do Corpo de Bombeiros, 193.