A porta-voz do Coletivo SOMOS, Thamires Lima, esteve participando nesta quinta-feira (25), em Brasília, do 1º Encontro Nacional da Bancada do Clima, que reuniu parlamentares de diferentes estados e partidos para alinhar prioridades de adaptação climática, com foco especial em iniciativas voltadas ao ambiente escolar. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias para o lançamento de um Projeto de Lei (PL) para adaptação climática nas escolas, com intuito de implementar políticas educacionais e estruturais que aumentem a resiliência das unidades escolares frente às mudanças climáticas.
O PL propõe a elaboração de planos escolares de adaptação, contemplando conforto térmico, ventilação e iluminação natural, proteção contra chuvas intensas, enchentes e deslizamentos, além da criação de espaços verdes e arborização, tanto dentro quanto ao redor das escolas. A iniciativa também prevê a participação ativa de alunos, professores, familiares e comunidade escolar na construção de soluções sustentáveis, integrando educação ambiental às práticas pedagógicas.
“Este encontro é muito importante para Palmas e para todo o Tocantins, porque nos permite pensar coletivamente, com diferentes perspectivas, em soluções para a realidade climática das nossas regiões. Palmas, sendo uma cidade extremamente quente, ganha com esse apoio e com a construção conjunta de políticas públicas que podem impactar todo o Brasil”, destacou Thamires.
Thamires, que é a única representante do Tocantins, ainda destacou o seu compromisso com a Bancada. “Tenho total compromisso com a agenda de justiça climática que estamos construindo. Quero fortalecer essa causa junto aos demais parlamentares do país para combater as desigualdades que afetam, sobretudo, a população mais pobre e vulnerável”, afirmou.
A Bancada do Clima é formada por 57 parlamentares das esferas federal, estadual e municipal, além de representantes da sociedade civil, atuando de forma suprapartidária para propor políticas públicas que aumentem a resiliência das cidades. Entre seus integrantes estão nomes nacionalmente conhecidos como Aava Santiago (PSDB/GO), Duda Salabert (PDT/MG) Marina Bragante (REDE/SP), Marina Helou (REDE/SP), entre outros. A ação coordenada do lançamento do PL pretende protocolar a proposta em diversas cidades do país, promovendo escolas mais seguras, sustentáveis e preparadas para os desafios climáticos.