segunda-feira, 1 de junho de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Colégio Positivo de Gurupi tem o maior Ideb das escolas estaduais do Tocantins e é a 8ª da região Norte nos anos iniciais do Ensino Fundamental

A unidade de ensino da rede estadual também está entre 50 escolas do País com maior Ideb, em 2023, nesta etapa do ensino

por Ascom
26/08/2024
em Educação
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

O índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade dos serviços educacionais prestados pelas escolas brasileiras. Conforme os dados de 2023, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), em 14 de agosto, as escolas do Tocantins têm evoluído consideravelmente. O Colégio Positivo de Gurupi é uma das unidades de destaque no Estado. Com o Ideb 8,1, o maior do Tocantins, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a escola ocupa a 8ª colocação entre as escolas da Região Norte e está entre os 50 maiores índices do País entre as escolas públicas desta etapa do ensino. Em todo o Brasil foram avaliadas 14.737 escolas estaduais.

O diretor da unidade escolar, José de Sousa Marques Neto, enfatiza que o trabalho em equipe realizado em longo prazo é um dos segredos para chegar ao Ideb 8,1. “O resultado demonstra a capacidade da nossa escola em ensinar bem. É um esforço conjunto de todos os profissionais com o propósito de capacitarmos e direcionarmos os nossos estudantes, além da importante parceria com as famílias, no acompanhamento do desempenho escolar e no incentivo aos alunos”, destacou.

ARTIGOSRELACIONADOS

Edgar Morin recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFT em 2009

Nota de falecimento: Edgar Morin

30/05/2026

Mesa-redonda na UFT debate conscientização e políticas públicas sobre Apraxia de Fala na Infância

30/05/2026

O Colégio Positivo de Gurupi, que funcionava como unidade conveniada até 2023, passou a integrar a rede estadual neste ano. O gestor da escola ressalta, que um fato importante é que mesmo sendo uma escola conveniada, o material didático utilizado sempre foi o mesmo destinado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) às demais escolas. “Além dos nossos professores, que são todos servidores da rede estadual, sempre adotamos os mesmos livros que as outras escolas estaduais utilizam. Não temos material específico ou extra”, esclareceu.

Simulados semanais

Para chegar à 8ª colocação entre os estados do Norte nas séries iniciais, a coordenadora pedagógica dos anos iniciais, Shirley Alves Medeiros, revela quais foram as estratégias adotadas para chegar ao índice de 8,1, incluindo a aplicação de simulados para provas do Sistema de Avaliação Educação Básica (Saeb), cujo desempenho compõe o Ideb.

“Temos uma gestão forte e trabalho em equipe, sequencial com o objetivo de elevar a aprendizagem dos nossos estudantes. Desde 2012 começamos a realizar os simulados semanais do Saeb, com correção das questões e premiações de incentivo para os alunos. Essa preparação de dois anos para as avaliações externas foi decisiva para o desempenho nas avaliações externas, pois os estudantes estavam familiarizados com a prova”, relatou Shirley.

A estudante Ana Gabriela Monteiro Lima, de 11 anos, estuda na unidade de ensino desde 2021 e conta como recebeu a notícia da primeira colocação no Ideb 2023. “Fiquei muito feliz pela minha escola e orgulhosa pelo meu esforço, por ter conseguido me sair bem na prova depois de tantos simulados que fizemos”, disse.

Nas séries finais do Ensino Fundamental o Colégio Positivo de Gurupi também se destacou com o índice de 6,2, terceiro maior entre as escolas estaduais do Tocantins nesta etapa do ensino.

Equipe Multidisciplinar

José Neto destaca ainda que a atuação da equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, assistente social e orientador foi decisiva para o sucesso dos educandos nas provas do Saeb. “Além de todo o trabalho pedagógico, ter a equipe multidisciplinar fez toda a diferença na preparação emocional dos nossos estudantes. Foram inúmeras ações para motivá-los, tranquilizá-los e o resultado foi como esperávamos. Estamos muito satisfeitos, com a sensação de dever cumprido e confiantes de que podemos fazer ainda mais”, concluiu.

O Tocantins é o estado com o maior número de equipes multiprofissionais em escolas estaduais. São mais de 1200 psicólogos, assistentes sociais e orientadores educacionais atuando nas 502 escolas estaduais.

Anterior

Preço da mandioca acumula onze semanas de alta

Próximo

Estudante tocantinense Hentony dos Santos é convocado para representar o Brasil nos Jogos Mundiais Escolares Sub-18, no Bahrain

Próximo

Estudante tocantinense Hentony dos Santos é convocado para representar o Brasil nos Jogos Mundiais Escolares Sub-18, no Bahrain

LEIA TAMBÉM

Tocantins

TCETO aponta assédio moral e falhas estruturais em hospital de Marianópolis

30/05/2026
Segurança

Homem é preso no telhado da casa da ex após descumprir medida protetiva no TO

30/05/2026
Segurança

Polícia Militar do Tocantins celebra 20 anos do Grupamento de Operações com Cães

30/05/2026
Segurança

Polícia Militar do Tocantins realiza formatura do Curso de Capacitação em Gestão Pública

30/05/2026
Agricultura e Pecuária

Raízen terá que repactuar parte de seus R$ 25 bilhões em pendências tributárias

30/05/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Na abertura oficial da Expo Gurupi, Governador destaca recurso para montagem da feira

30/05/2026
Tocantins

Dorinha afirma “nossa oportunidade é servir” em encontro de evangélicos

30/05/2026
Miracema

Servidores municipais de Miracema recebem revisão salarial de 4,11% referente à data-base 2026.

30/05/2026
Tocantins

Tocantins cria 562 empregos formais em abril; Palmas lidera o saldo no estado

30/05/2026
Tocantins

Kátia Abreu será uma das palestrantes do XIV Fórum Jurídico de Lisboa na segunda, 1º

30/05/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Na abertura oficial da Expo Gurupi, Governador destaca recurso para montagem da feira
  • Dorinha afirma “nossa oportunidade é servir” em encontro de evangélicos
  • Servidores municipais de Miracema recebem revisão salarial de 4,11% referente à data-base 2026.

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Da Esq/Dir: João Victor Stival, do SRG; prefeita Josi Nunes e Wanderlei Barbosa Crédito: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Na abertura oficial da Expo Gurupi, Governador destaca recurso para montagem da feira

30/05/2026
Crédito: Divulgação Ascom Senadora Professora Dorinha

Dorinha afirma “nossa oportunidade é servir” em encontro de evangélicos

30/05/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.