O Colégio Estadual Dr. José Feliciano Ferreira, do município de Santa Terezinha do Tocantins, pertencente à Superintendência Regional de Educação de Tocantinópolis, desenvolveu um projeto com aulas de Matemática, com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A ação foi realizada, presencialmente, entre os meses de março e setembro, e buscou promover a aprendizagem significativa, por destacar a contextualização histórica dos conceitos numéricos e situações do cotidiano como ferramentas para desenvolver o raciocínio lógico, a autonomia intelectual e a proficiência dos estudantes na resolução de problemas.
Além dos estudantes envolvidos, cerca de 27, a estratégia impactou outras pessoas da comunidade escolar como professores, estudantes de outras turmas e familiares, que se envolveram em revisão de conteúdo, interação entre participantes, tudo isso com o fim de melhorar o desempenho na avaliação externa.
O professor de Matemática, Guilherme Tavares de Sousa, comentou sobre a atividade. “Ele representa uma estratégia inovadora de ensino, pois alia a história da Matemática ao uso de exemplos do cotidiano, tornando o aprendizado mais acessível e envolvente para os alunos”.
A estudante Hellen Karoline, do 9º ano, relata a forma positiva da estratégia. “Comecei a entender melhor como a matemática está presente em tudo. Quando a gente vê a história e aplica em situações reais, fica mais fácil aprender”, destacou.