O Colégio Estadual Dr. Abner A. Pacini, de Almas, teve 52 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental aprovados para a 2ª e última fase da Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) 2024. A lista oficial dos classificados foi divulgada nessa segunda-feira, 21.
Promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e coordenada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a OBQJr busca despertar o interesse de estudantes do 8º e 9º anos pelas Ciências da Natureza, com foco na Química. A competição abrange escolas públicas e privadas de todo o país, além de permitir a participação de alunos do 6º e 7º anos. O objetivo é incentivar o estudo dessas áreas, valorizar talentos e contribuir para a melhoria da educação.
Para o professor Robson Barreira Soares, que acompanhou os estudantes na olimpíada, o desempenho dos alunos é motivo de orgulho: “Estamos muito orgulhosos dessa conquista e animados para apoiar nossos estudantes na próxima etapa desafiadora da Olimpíada. Essa conquista reflete não apenas o talento individual, mas o trabalho em equipe e o apoio da comunidade escolar”, pontuou.
A diretora da escola, Marizete Cardoso de S. Freitas, também reforçou a importância do esforço coletivo: “O sucesso dos estudantes é também o nosso sucesso profissional. A união de esforços entre alunos, professores e colaboradores foi fundamental para esse excelente resultado”, comemorou.
Davi Barbosa de Oliveira, um dos estudantes classificados, expressou sua felicidade pela conquista. “Estou muito feliz e surpreso por ter sido aprovado para a 2ª fase. A ciência sempre foi uma matéria que eu gostei, e essa experiência está me motivando ainda mais a seguir nessa área”, disse.