O Colégio Agropecuário de Almas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), desenvolveu entre os dias 24 a 27 de novembro o curso de aquaponia, uma alternativa sustentável que combina criação de peixes (aquicultura) com cultivo de plantas (hidroponia) em um sistema de recirculação de água e nutrientes.
Durante as aulas os estudantes aprenderam a realizar a montagem de sistemas caseiros, o manejo de água e nutrientes, o cultivo de peixes e hortaliças, bem como técnicas de baixo impacto e produção orgânica.
A diretora Luciana Castro reforçou que a parceria com o Senar contribui para a formação integral dos estudantes que se formarão como Técnicos. “A aquaponia se apresenta como uma iniciativa de cultivo promissora, inovadora que proporciona sustentabilidade e economia”, pontuou.
O instrutor do Senar, Ilmar Santos, destaca que a aquaponia promove um aprendizado interdisciplinar, através de uma produção sustentável de alimentos. “A iniciativa contribui com a redução do uso de fertilizantes químicos, além de ser uma fonte de renda como um meio sustentável de cultivo de alimentos, onde sua maior economia é a redução do uso de água, devido a recirculação e consequente reaproveitamento da água durante a produção de peixes”, explicou.
Para a técnica de campo Wendy Castro da Nobrega o curso foi importante para aperfeiçoamento, e melhora no currículo do Técnico em Agropecuária. “O aprendizado de algo é maravilhoso, a união da teoria e da pratica faz melhorar ainda mais o conhecimento adquirido”, afirmou.
O curso foi desenvolvido na Unidade Escolar, e contou com a participação de 13 cursistas, entre estudantes do curso Técnico em Agropecuária e técnicos de campo.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins







