De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quase todo o país está sob alertas para chuvas intensas nesta sexta-feira (20/2). Segundo o órgão, a tendência de chuva continua por conta da associação entre um corredor de umidade, formado na Amazônia, e o calor.
Comum no verão, o cenário pode gerar raios, trovoadas e até granizo em vários estados. A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
O instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas.
Confira a previsão
Conforme o Inmet, há alerta de perigo de tempestade para o Paraná, Santa Catarina e o Noroeste do Rio Grande do Sul. Nessas áreas, a chuva pode atingir 60 mm/h, com probabilidade de rajadas de vento e até granizo. O aviso também vale para o sudoeste de Mato Grosso do Sul e o litoral sul paulista.
Na cidade do Rio, a manhã será de céu encoberto e ventos fracos. À tarde, há possibilidade de chuva forte e trovoadas em algumas regiões. Na capital, a máxima será de 32°C, com tendência de queda ao longo do dia, e mínima de 23°C. Na Grande São Paulo, apesar de algumas nuvens, não há previsão de chuva.
Para a maior parte da Região Norte, a expectativa é de instabilidade nas primeiras horas do dia, com pancadas de chuva no Amazonas, Pará, Rondônia, Acre e sul do Amapá. Em Roraima, a previsão é de tempo firme, com máxima de 35°C e mínima de 25°C. Na capital, Boa Vista, a umidade pode chegar a 40%.
No interior do Nordeste, o dia também será de instabilidade, com alerta para Salvador, São Luís, Teresina e Fortaleza.
Em Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, região central de Minas e porção leste do Triângulo Mineiro, a previsão é de chuva intensa, com rajadas que podem chegar a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos nessas áreas. Apesar do temporal, a máxima pode chegar a 36°C em Cuiabá, com pancadas de chuva no fim da tarde.





