quarta-feira, 9 de setembro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Agricultura e Pecuária

Clima ruim puxa escalada de preços das frutas no país

Banana sobe mais de 60% e lidera altas, que ainda não elevaram receita de produtores

por Ascom
19/04/2024
em Agricultura e Pecuária
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Os problemas climáticos e também a disseminação de doenças em culturas importantes (caso do greening nos citros) têm dado combustível à escalada dos preços das frutas no país. A banana, a fruta mais consumida pelos brasileiros, ilustra o quadro: de acordo com o IPCA, o índice oficial de inflação, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o preço da banana-prata acumula alta de 26,6% neste ano e de 33,9% nos últimos 12 meses. O fenômeno ocorre também em outros itens, como tangerina (que subiu 63,5% nos últimos 12 meses), laranja-pera (+39,16%), manga (+26,41%) e melão (+18,71%).


Os preços subiram, mas o movimento não tem sido sinônimo de aumento de receita no campo. Em parte, isso ocorre porque as intempéries pioraram a qualidade dos frutos, o que afetou a demanda.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Getty Images

Exportações de carne suína cresceram em agosto, mas receita caiu

09/09/2026
Foto: Wenderson Araujo/CNA

Preço do boi gordo começa a semana com estabilidade

09/09/2026

“A baixa qualidade é um problema porque existem mercados que exigem um produto com padrão de qualidade mais alto, e a gente acaba não tendo como atender”, afirma Helton Jun Yamada, diretor-presidente da Brasnica, a maior produtora de bananas do país, com dois mil hectares de cultivo em três Estados. A falta de chuvas fez a empresa registrar perdas de mais 50% em algumas regiões em relação à expectativa inicial de produção.

Tangerina e laranja, as frutas que mais encareceram nos últimos 12 meses, refletiram, além dos problemas climáticos, o avanço do greening nas principais zonas citrícolas do país. A doença foi responsável pela queda prematura de 8,16 bilhões de frutos nas regiões de São Paulo e Triângulo Mineiro, segundo estimativa da Fundecitrus medida em milhões de caixas de 40,8 quilos. Cada caixa tem 255 laranjas, em média.

No região Nordeste do país, foi a chuva acima da média que prejudicou a produção, o que teve impacto sobre os preços da manga e do melão. “No mercado de hortifrútis, as altas momentâneas de preços são comuns, mas, neste ano, houve a coincidência de vários produtos terem ficado mais caros ao mesmo tempo”, disse Lucas Gutierrez, gerente de vendas da Agrícola Famosa, a maior produtora de frutas do país.

A empresa do Rio Grande do Norte, a maior produtora nacional de melões, também enfrentou problemas climáticos neste ano. “Desde dezembro tem chovido constantemente na região, e isso tem causado perdas muito grandes de produtividade. Áreas que poderiam produzir perto de duas mil caixas não chegam a mil, e tem áreas que nem colhemos porque a chuva foi tanta que perdemos a roça”, conta.

Ainda não identificado pelo IPCA, onde aparece com queda acumulada de 26% em 12 meses, o mamão foi outra fruta cujo preço disparou nas últimas semanas. A caixa de dez quilos da variedade papaia chegou custar R$ 150 reais – um preço “absurdo”, segundo o próprio gerente de vendas da Famosa.

“O meu receio é que os preços se mantenham em patamares elevados por muito tempo, levando o consumidor a mudar de hábitos de compra e a migrar para outros produtos. Demora trazer essa pessoa de volta para consumir a fruta”, diz o gerente de vendas da Famosa.

Ele afirma que o aumento dos preços das frutas não se converteu, necessariamente, em renda a mais para o produtor. “Na hora em que a gente fechar a safra, mesmo com o preço alto, talvez a lucratividade seja até pior do que a da safra passada. Em algumas áreas a sequer conseguiu colher, e isso reduziu a produtividade”, comenta Gutierrez.

Para os próximos meses, a expectativa do segmento é de acomodação ou queda de preços, com a normalização do clima nas principais regiões produtoras e o consequente aumento da oferta. “No primeiro trimestre deste ano, as chuvas já começaram a se regularizar, então a tendência é que a gente venha a ter uma equalização no volume de produção. Estamos otimistas com o ano de 2024”, completa Helton Jun Yamada, da Brasnica.

Anterior

No Mato Grosso, Polícia Civil do Tocantins prende homem  foragido da justiça pela prática de crime de violência doméstica em Paraíso 

Próximo

Preço do boi gordo se mantém firme e ‘busca’ novas altas

Próximo

Preço do boi gordo se mantém firme e 'busca' novas altas

LEIA TAMBÉM

Entretenimento

Miss Áustria morre aos 22 anos após passar por sete cirurgias cardíacas

09/09/2026
Entretenimento

Esposa de cantor gospel morto a facadas desabafa e acusa parente pelo crime

09/09/2026
Entretenimento

Mick Jagger revela intensa rotina de treinos para manter fôlego aos 83 anos

09/09/2026
Entretenimento

Grazi Massafera é a celebridade mais influente do Brasil, diz pesquisa

09/09/2026
Brasil

COMUNICADO IMPORTANTE

09/09/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Política

Fecomércio Tocantins realiza Encontro com Candidatos ao Governo do Estado no dia 15 de setembro

09/09/2026
Miracema

Dr. Vinícius Pires quer tornar Miracema do Tocantins polo turístico aproveitando o potencial do município

09/09/2026
Tocantins

Tocantins é o segundo da Região Norte em inscrições no Prêmio Sebrae de Jornalismo

09/09/2026
Miracema

Eleições em ritmo de tartaruga

09/09/2026
Política

Vicentinho recebe propostas do Sindicarnes e defende industrializar no Tocantins o que o estado produz

09/09/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Fecomércio Tocantins realiza Encontro com Candidatos ao Governo do Estado no dia 15 de setembro
  • Dr. Vinícius Pires quer tornar Miracema do Tocantins polo turístico aproveitando o potencial do município
  • Tocantins é o segundo da Região Norte em inscrições no Prêmio Sebrae de Jornalismo

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Fecomércio Tocantins realiza Encontro com Candidatos ao Governo do Estado no dia 15 de setembro

09/09/2026
Foto: Divulgação

Dr. Vinícius Pires quer tornar Miracema do Tocantins polo turístico aproveitando o potencial do município

09/09/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.