Nesta quarta-feira (4/2) a previsão do clima é de instabilidades atmosféricas em grande parte do Brasil. De acordo com o Climatempo, a combinação entre sistema de baixa pressão, atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) cria cenário favorável para volumes de chuva. Apesar da precipitação, o calor predomina em algumas regiões do país.
Confira a previsão:
Região Sul
A previsão é de chuvas persistentes e com risco de temporais no leste e no litoral, principalmente no litoral do Paraná e no norte de Santa Catarina. No norte e nordeste do PR e na Serra Gaúcha a precipitação é fraca. No restante da região, em especial no oeste, o tempo firme e o sol marcam presença.
Região Sudeste
A ZCAS vai ser responsável por chuvas fortes e persistentes em grande parte de São Paulo, Minas Gerais e no sul do Espírito Santo, com riscos de temporais e raios. Enquanto a ZCAS começa a perder a força, as chuvas vão se espalhando pela região ao longo do dia.
A atuação de uma baixa pressão vai favorecer instabilidades e formação de uma nova frente fria no litoral paulista e no RJ. O fenômeno vai acender alerta para volumes elevados de chuva entre a Serra do RJ e a Zona da Mata Mineira.
O oeste paulista vai seguir com clima quente predominante, enquanto as temperaturas ficam mais amenas em SP, no sul do estado e Triângulo de Minas.
Região Centro-Oeste
A chuva atinge boa parte da região, que enfrenta previsão de pancadas moderadas a fortes e risco de temporais, especialmente em Goiás, sul e leste de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul. Enquanto a ZCAS começa a perder a força, as instabilidades se intensificam entre o fim da manhã e a tarde.
No noroeste de MT, a chuva é irregular; no norte de MT e sul de MS, as pancadas são fracas e há mais sol. O calor é predominante em áreas do sul de MT, sudoeste de GO e norte de MS.
Região Nordeste
No Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e em grande parte da Bahia a previsão é de chuva com aumento de pancadas ao longo do dia. No litoral norte, a ZCIT mantém as instabilidades.
O tempo fica mais firme em Sergipe, Alagoas, leste de PE e no restante da BA.
Região Norte
A região segue marcada por chuvas frequentes e a ZCAS ainda influencia no Acre, Rondônia, Amazonas, Tocantins e em grande parte do Pará. Nas primeiras horas do dia as pancadas são mais intensas no oeste do Amazonas e no sul e leste do Pará.
Enquanto a ZCAS ainda influencia o tempo e perde força ao longo do dia, a ZCIT mantém instabilidades no Amapá.
No sul do Pará e em Roraima, o tempo firma mais firme e com aberturas de sol.







