O fortalecimento das políticas culturais no Tocantins ganha um novo capítulo nesta semana com a realização de duas etapas do Circuito de Formações Tocantins, ação vinculada ao Comitê de Cultura no Tocantins, que promove capacitações gratuitas em diversas cidades do estado. As atividades acontecerão em Paraíso do Tocantins, no dia 11 de dezembro, e em Porto Nacional, no dia 12 de dezembro, reunindo artistas, produtores, gestores e demais agentes culturais interessados em aprimorar suas práticas e ampliar oportunidades dentro do setor.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas diretamente no local em ambos municípios, antes do início da formação. Todos os participantes receberão certificado.
Nesta quinta-feira, 11 de dezembro, às 18 horas, o Teatro Cora Coralina será sede da etapa em Paraíso do Tocantins. A atividade será ministrada por Nival Correia, diretor, roteirista, ator e produtor cultural, reconhecido nacionalmente por sua trajetória no audiovisual e por projetos como o curta Instalação, o videoclipe Atômico, o artista Chico-Chocolate, o especial Giro do Folia, Palavra de Curumim e o projeto itinerante O Mês Mais Longo do Ano, que percorreu diferentes capitais brasileiras valorizando as tradições da Festa Junina.
Com ampla experiência no desenvolvimento e condução de projetos culturais, Nival apresentará uma imersão prática sobre temas fundamentais para quem atua no setor, incluindo Elaboração de projetos culturais, Planejamento técnico e organização, Estratégias eficientes de captação de recursos, Principais mecanismos de fomento, como Lei Aldir Blanc e Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e Caminhos e boas práticas para tornar propostas mais competitivas nos editais nacionais e estaduais.
Além da formação técnica, o público de Paraíso do Tocantins também poderá vivenciar um momento artístico especial com uma leitura dramática realizada por atores convidados. Idealizado pela atriz Bell Gama, o projeto resgata parte de alunos de oficina de Leitura Dramática com a atriz Fernanda Montenegro, realizada no ano de 2003, sendo Juliano Gomes, Cinthia Abreu, Kaká Nogueira, Cleuda Milhomem e a proponente do projeto. A leitura dramática dá vida ao texto “Mercedes”, da autora Sol Miranda, integrante da coletânea Dramaturgia Negra.
Porto Nacional
No dia seguinte, 12 de dezembro, das 08 às 12 horas, o Circuito chega a Porto Nacional, em atividade que será realizada na Comsaúde – Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação. A formação segue a proposta de ampliar o acesso ao conhecimento técnico sobre políticas e mecanismos culturais, contribuindo para que artistas e agentes culturais fortaleçam suas iniciativas e ampliem seu protagonismo no município.
Circuito
Desenvolvimento
Para o coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, o Circuito de Formações Tocantins reforça o compromisso com o desenvolvimento cultural do estado, oferecendo conteúdos acessíveis e de qualidade para quem deseja empreender na área, profissionalizar sua atuação ou compreender melhor as políticas públicas culturais.
O coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, destaca que o Circuito de Formações cumpre um papel essencial na consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) no estado. “A implementação do Sistema Nacional de Cultura só é possível quando os municípios, os agentes culturais e a sociedade entendem seus papéis dentro dessa estrutura. O Circuito de Formações nasce justamente para isso: para oferecer conhecimento, orientar gestores e fortalecer a participação social. Quando cada cidade compreende como funciona o SNC, nós avançamos coletivamente rumo a uma política cultural mais estável, democrática e permanente”, afirma Kaká Nogueira.
Serviço
📍 Paraíso do Tocantins – TO
Local: Teatro Cora Coralina – Rua Barão do Rio Branco, Paraíso do Tocantins
Data: 11/12/2025
Horário: 18 às 22 horas
📍 Porto Nacional – TO
Local: COMSAÚDE – Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação – Rua Cel. Pinheiro, 1785
Data: 12/12/2025
Horário: 08 às 12 horas







