A situação na fronteira do Brasil com a Argentina em Porto Xavier (RS) mudou o cenário das importações devido ao excessivo volume de chuva no Rio Grande do Sul. De acordo com boletim do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as enchentes volumétricas causam problemas aos bulbos importados, que têm perdido muita qualidade devido à alta umidade e tempo de espera para transporte.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado pluviométrico em Santa Rosa, estação meteorológica mais próxima a Porto Xavier, foi de 264 milímetros entre 28/4 e 3/5. Antes do final de semana, a travessia de balsas estava ocorrendo, mas o escoamento das cebolas já estava prejudicado por conta dos danos causados nas estradas.
“As regiões produtoras argentinas também registraram alto volume pluviométrico nas últimas duas semanas, o que tem feito alguns comerciantes brasileiros darem preferência às cebolas chilenas, de melhor qualidade”, relata o boletim.
O aumento na cebola, diante da menor oferta, foi de 2,4% até a última sexta-feira, se comparado ao preço da semana anterior, que fechou à média de R$ 116,00 a saca de 20 quilos.
Comentários sobre este post