O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas e baixa umidade nesta quarta-feira (29/10). Os avisos indicam precipitações entre 20 e 50 milímetros ao longo do dia, acompanhadas de ventos intensos. A baixa umidade afeta as regiões Nordeste e Centro-Oeste.
As chuvas intensas e tempestades atingem os seguintes estados: Acre, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.
Alertas de baixa umidade também estão previstos para as seguintes unidades da Federação: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins.
Segundo o Climatempo, o mês de outubro deve terminar com aumento de chuva em grande parte do país. Em áreas das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a previsão é de pelo menos 50 milímetros de chuva ao longo da semana.
Na Região Sul, o Rio Grande do Sul terá chuva na maior parte do estado, com potencial para volumes elevados. Em Santa Catarina e no Paraná, as precipitações também continuam. Já na Região Sudeste, temporais atingem São Paulo e Rio de Janeiro, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia.
No Centro-Oeste, nova frente fria avança e influencia o tempo, mantendo as instabilidades em Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso e no sul de Goiás.
Na Região Nordeste, a formação de nuvens e a ocorrência de chuva isolada estão previstas para o litoral da Bahia, de Alagoas e de Pernambuco, mas sem expectativa de temporais. No Norte, a chuva continua presente em Amazonas, Acre, Rondônia, sul de Roraima e sudoeste do Pará, ainda segundo o Climatempo.







