O deslocamento da frente fria e a manutenção da umidade, a combinação de chuva forte, vento e descargas elétricas exige atenção redobrada da população em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, regiões onde estão previstas fortes chuvas nesta quarta-feira (24/9).
O alerta de temporais se concentra entre Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, áreas onde o fluxo de umidade favorece pancadas localmente intensas acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Apesar Sudeste e Centro-Oeste apresentarem o maior risco de transtornos, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), várias regiões do país terão instabilidades.
Confira a previsão do tempo
No Sudeste, a frente fria que avança pelo litoral mantém o tempo instável. As chuvas mais volumosas devem atingir Minas Gerais, Espírito Santo e o Rio de Janeiro, especialmente à tarde, com risco de tempestades. No norte e centro-leste paulista, também há chance de pancadas fortes, enquanto a faixa litorânea segue sob influência da umidade do oceano, com precipitação variando de fraca a moderada intensidade.Play Video
No Norte, temporais se espalham pelo Amazonas e Acre, enquanto Rondônia, sul do Pará e Tocantins terão pancadas que podem chegar a forte intensidade. Já Roraima, Amapá e o norte do Pará permanecem com sol e calor predominantes.
O Inmet emitiu alertas de tempestade para a região. Na porção oeste do Acre e no extremo sudoeste do Amazonas, perto da fronteira com a Bolívia, o alerta foi registrado com o grau de severidade de “perigo”, segundo patamar mais intenso na escala usada pelo órgão.
Já no resto do território acreano, bem como em Rondônia e no sul de Amazonas e Pará, o alerta é de “perigo potencial’, grau mais brando na escala.
No Centro-Oeste, o tempo instável prevalece em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal. A previsão é de pancadas entre moderadas e fortes, com possibilidade de temporais no sudeste mato-grossense e no sul goiano. Em Mato Grosso do Sul, o predomínio será de sol, mas chuvas isoladas ainda podem ocorrer no oeste do estado.
No Nordeste, a circulação dos ventos marítimos segue provocando pancadas entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, variando de fraca a moderada intensidade. No interior da região, o tempo continua firme, mas com umidade do ar em níveis críticos durante a tarde.
Já no Sul, a massa de ar polar mantém o tempo firme na maioria das áreas, embora o amanhecer siga frio, com geada isolada nas serras gaúcha e catarinense. O dia deve ser de sol e temperaturas amenas, exceto em pontos do litoral de Santa Catarina e Paraná, onde há chance de chuva isolada.
Alertas do Inmet
A recomendação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).