Conhecido por possuir propriedades nutritivas e aromáticas, o alecrim é utilizado como remédio natural para melhorar a digestão, aliviar o estresse e até fortalecer a memória.
Mas para garantir todos esses benefícios, é fundamental saber a melhor forma de preparar o chá. A maneira como a infusão é feita pode influenciar diretamente na preservação dos compostos bioativos utilizados pelo corpo.
“A planta contém as vitaminas A, importante para a saúde da pele, visão e imunidade; do complexo B, que auxiliam no metabolismo energético e na função cerebral; e C, potente antioxidante que fortalece o sistema imunológico”, destaca a nutricionista Thais Dias, que atende no Espírito Santo.
Como preparar chá de alecrim sem perder os benefícios?
A melhor forma de preparar o chá de alecrim, preservando os compostos bioativos da planta é utilizando o método de infusão. Os ramos podem ser frescos ou secos, mas o mais importante é se atentar à temperatura da água, que deve estar quente, mas não fervendo.Play Video
“O alecrim contém compostos bioativos que são sensíveis ao calor como é o caso dos óleos essenciais, que podem se perder (oxidar) em altas temperaturas. Os antioxidantes, os compostos fenólicos, as propriedades digestivas e anti-inflamatórias do chá também são preservados nesse método de preparo”, explica a nutricionista Camila Pedrosa, da clínica Viver nutrição e gastronomia, em Brasília.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas secas ou 1 ramo fresco;
- 200 ml de água.
Modo de preparo:
Aqueça a água até começar a formar pequenas bolhas, sem deixar ferver. Adicione o alecrim fresco ou desidratado. Tampe a panela e deixe descansar por 5 a 10 minutos com o fogo apagado. Coe e consuma morno ou frio.
Com compostos poderosos presentes na bebida, o alecrim traz benefícios importantes para a saúde, como:
- Melhora na digestão: a presença de óleos essenciais incentiva a produção de enzimas digestivas, ajudando na prevenção de gases e inchaços.
- Auxílio no emagrecimento: a bebida tem efeito termogênico leve e está presente na melhora da digestão quando combinado com uma dieta saudável.
- Estimula a memória e o foco: o cineol, um dos óleos essenciais presente no alecrim, melhora a circulação sanguínea cerebral e estimula a cognição, colaborando com o desempenho mental.
- Ação antioxidante: por conter ácido rosmarínico e flavonoides, os radicais livres são paralisados, apoiando no processo de redução do envelhecimento celular e o risco de doenças crônicas.
- Efeito anti-inflamatório: os compostos fenólicos presentes no alecrim auxiliam na diminuição dos processos inflamatórios, beneficiando as articulações e prevenindo inflamações crônicas. A erva é uma ótima opção anti- inflamatória para a saúde intestinal.
- Fortalece o sistema imunológico: os antioxidantes e óleos essenciais do chá possuem propriedades antimicrobianas que ajudam o organismo a combater infecções.
- Leve efeito diurético: ajuda na retenção hídrica aumentando a diurese e combatendo inflamações silenciosas.