Prevenir, cuidar da saúde, da mente e do corpo, são ações necessárias para as mulheres, e que muitas vezes são deixadas de lado, em detrimento das funções do trabalho e atividades do dia a dia. Por isso, preocupada em levar às mulheres conhecimentos necessários e especificidades sobre a prevenção e combate ao câncer de mama, o que mais acomete mulheres no Brasil, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Centro de Valorização à Saúde e Segurança do Servidor (CVS), realizou uma ação de conscientização para as servidoras da Pasta, na manhã dessa quinta-feira, 17.
A intenção foi motivar as participantes a realizarem o autoexame e a mamografia, principais meios de detecção da doença, tendo em vista que a prevenção garante maiores chances de cura. Além do câncer de mama, o câncer de colo do útero também foi tema do evento. As servidoras tiveram um momento de interatividade, troca de conhecimentos e diversão, necessários para uma autoanálise de como cada uma tem cuidado de si e da saúde.
O evento ocorreu no Instituto de Gestação Previdenciária (Igeprev), e logo na entrada do auditório, as convidadas foram recebidas pela equipe do CVS e tiveram a oportunidade de realizar alguns procedimentos de autocuidado, por meio de parcerias com instituições privadas, como o teste de bioimpedância, sendo mais uma oportunidade de cuidado com a saúde, além de limpeza de pele e degustação de produtos.
Ao realizar a abertura do evento, o coordenador do CVS, Adriano Araújo, demonstrou satisfação em reunir mais de 100 mulheres servidoras no evento.
“Esse tipo de ação mostra a sensibilidade da gestão da Seciju quando falamos em qualidade de vida, saúde e segurança do servidor. Agradecemos aos parceiros que contribuíram muito com a excelência do evento. O CVS vem trabalhando diuturnamente com ações preventivas e de tratamento, e esse evento é realizado com objetivo de sensibilizar as servidoras quanto à importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero”, comentou o coordenador.
Também pontuaram a importância da iniciativa a superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zeroildes Miranda, a servidora Flávia Martins, que representou o superintendente de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas, Jessé Nascimento; e a servidora Andressa Noleto, que representou o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Miranda.
Conscientização
O evento contou ainda com a participação da presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Luzia América. Ela fez um relato quanto à atuação da instituição, que além de promover a prevenção, contribui com mais de 300 pacientes que realizam tratamento contra o câncer no Estado, por meio de doações e assistência social. O trabalho voluntário foi explanado pela presidente, que alertou sobre a importância da prevenção e convidou as servidoras a serem voluntárias e conhecerem mais as ações da Liga.
“A Liga Feminina é uma instituição civil, sem fins lucrativos, que atende pacientes que estão em vulnerabilidade social e econômica, em tratamento oncológico. Hoje temos 305 pacientes que recebem assistência pela Liga, uma instituição composta por mulheres voluntárias, mas na área da assistência atende crianças, homens e mulheres com quaisquer tipo de câncer. Nós acreditamos na promoção da saúde, na prevenção e nos cuidados, e com o diagnóstico precoce, a chance de cura é de 85% a 90%. Então não deixe de se cuidar. Conheça o seu próprio corpo, fique atenta”, alertou a presidente.
A palestra ministrada pelo enfermeiro Marcos Santos, do Hospital Jorge Saade, abordou a prevenção ao câncer de mama e colo do útero. De forma descontraída, o profissional falou sobre os sintomas, fatores de risco e prevenção das doenças, e ao final, fez uma demonstração quanto à realização do autoexame.
O evento foi finalizado com sorteios de diversos brindes obtidos por meio de parcerias, que promoveram diversão e expectativa entre as servidoras.
As servidoras presentes pontuaram que puderam aprender mais sobre a prevenção, e destacaram que o autocuidado é um dever de todas, como explanou a colaboradora Norma de Freitas. “Realmente a gente precisa se cuidar, se preparar porque a gente não sabe o que pode acontecer e a prevenção é importante, é necessária, que muitas vezes nós não valorizamos. E eu quero parabenizar a todas essas pessoas que organizaram esse evento, que realmente possa ficar impregnado na mente das mulheres, das pessoas, para que eles possam se cuidar a cada dia”, avaliou.
Quem também expressou aprovação pela realização do evento foi a servidora Maria Sousa. “Eu achei maravilhoso e aprendi muita coisa, a questão da prevenção, como se prevenir, como se tratar. Eu achei muito enriquecedor para cada um de nós, mulheres que devemos cuidar a cada dia e, sem contar, os brindes que tiveram, também achei muito bom”, declarou.