O Centro de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais do Tocantins (CRAFT) oferece atendimento gratuito e funciona no Centro de Alta Complexidade/Ambulatório do Hospital Regional de Araguaína (HRA). São atendidos pacientes com fissura de lábio, fissura de palato (céu da boca) ou outras alterações na face e na boca que necessitem de avaliação especializada.
O odontólogo, especialista em ortodontia e ortopedia facial, Adelson Mota de Aguiar, explica que o atendimento ocorre via regulação municipal. “É totalmente gratuito. Recebemos pacientes via regulação, a partir dos encaminhamentos feitos pelas UBS dos municípios. Isso garante organização do fluxo de atendimento é prioridade para quem mais precisa. Os pacientes reabilitados melhoram a fala, a integração social e a autoestima. Então, se você conhece alguém que necessita de atendimento, informe que em Araguaína o CRAFT realiza esse trabalho – é só procurar uma UBS, que fará o encaminhamento.”
“Se você tem fissuras ou conhece alguém que precise desse atendimento, procure a UBS (posto de saúde) mais próxima da sua casa. Informe que na cidade de Araguaína existe o CRAFT, que realiza atendimento especializado para fissuras e anomalias craniofaciais, e solicita o encaminhamento para o HRA/CRAFT. A partir daí, a equipe fará a avaliação e indicará o melhor plano de cuidado”, acrescentou o especialista.
O diretor de Integração Multiprofissional do HRA, enfermeiro Josiel Torquato Rodrigues, destaca: “No CRAFT, o paciente e sua família são acolhidos por uma equipe multiprofissional que os acompanha desde a primeira consulta. A criança e a família são recebidas de forma acolhedora. Mas não só bebês: adolescentes e adultos também podem ser atendidos”.






