Desde os seus primeiros anos, a CCXP se destacou no calendário de eventos brasileiros por trazer grandes nomes internacionais para agitar o público do São Paulo Expo. No entanto, na edição de 2024, encerrada neste domingo (8), foram as atrações nacionais que se destacaram e fizeram a diferença na convenção de cultura pop.
Com a homenagem a Wagner Moura como um dos principais destaques, a CCXP24 chamou atenção especialmente pelos painéis que valorizaram a produção audiovisual brasileira, incluindo apresentações sobre a produtora Gullane, o remake de “Vale Tudo”, “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa”, “O Auto da Compadecida 2“, entre outros.
Confira os principais destaques da CCXP24
Chico Bento
“Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa”, novo longa da Mauricio de Sousa Produções (MSP), foi exibida pela primeira vez neste domingo, dia de encerramento do evento, no palco Thunder da CCXP24.
Antes da exibição do filme, o diretor Fernando Fraiha também explicou que Mauricio de Sousa, criador do personagem-título do longa, acompanhou a produção de perto. Na sexta-feira (6), a MSP confirmou que o filme ganhará uma sequência.
“Mauricio é o grande guardião do legado dele, lutando a cada momento para que o Chico Bento fosse engraçado, emocionante e tivesse uma mensagem”, afirmou. “Ele tem um vínculo muito forte com o Chico Bento.”
O público que estava presente no palco Thunder também vibrou quando Mauricio de Sousa apareceu no longa.
“Vale Tudo”
Uma das produções mais visadas da TV Globo para 2025, o remake de “Vale Tudo” também ganhou seu primeiro vídeo com os bastidores no evento. No vídeo, apareceram os primeiros registros de Bella Campos e Taís Araújo como Maria de Fátima e Raquel, respectivamente, filha e mãe na novela.Play Video
O painel da produção foi um dos principais deste último dia de evento. Além das protagonistas, ele contou com as presenças da autora Manuela Dias, o diretor Paulo Silvestrini, e os atores Renato Góes, Humberto Carrão, Luis Lobianco, Alice Wegmann e Paolla Oliveira.
Segundo a autora, o motivo para a revitalização da novela, considerada uma das mais emblemáticas da televisão brasileira, é claro: “‘Vale Tudo’ foi fundamental na consolidação desse gênero, que educou muitas pessoas e deixou uma marca profunda em minha vida. Assim como os grandes clássicos, merece ser revisitada e recontada.”
“O Auto da Compadecida 2”
O público da CCXP aplaudiu de pé o filme “O Auto da Compadecida 2”, cuja primeira exibição foi feita no sábado (7), no palco Thunder. Nomes como Selton Melo, Matheus Nachtergaele e Fabíula Nascimento estiveram presentes, assim como os diretores Guel Arraes e Flávia Lacerda.
O longa é uma continuação do filme lançado em 2000 e chegará aos cinemas no dia 25 de dezembro. Assim como o primeiro longa, “O Auto da Compadecida 2” também é inspirado na obra de Ariano Suassuna.
Após a exibição do filme, Matheus Nachtergaele (João Grilo) dedicou a obra ao escritor pernambucano. “Eu espero que seja bonito o suficiente e que corresponda ao carinho que esse filme recebeu por tantos anos e que seja digno do ariano suassuna. Ariano, esse filme é um presente pra você”, afirmou o ator.
Wagner Moura
Wagner Moura ganhou uma grande homenagem na CCXP24 e se emocionou com a energia do público que o aplaudia desde a entrada no Palco Thunder. “Estou muito feliz de estar aqui. Sabia que ia ser grande. É muito grande, mas quando você entra no palco e recebe essa energia é muito forte”, disse ele logo que se apossou do microfone.
Durante o painel, ele conversou com a plateia sobre seus vários trabalhos na televisão e no cinema, além de sucessos internacionais como a série “Narcos” e o filme “Guerra Civil”, lançado este ano.
Além de um bate-papo com o público, Wagner ganhou um vídeo com mensagens de amigos como Lázaro Ramos, Vladimir Brichta e Bruno Garcia. A atriz Alice Braga subiu ao palco para dar um abraço pessoalmente no amigo.
Gullane
Outro destaque brasileiro na CCXP24 foram os irmãos Caio e Fabiano Gullane, produtores de “Senna” e responsáveis pela produtora que leva o nome da família.
“É importante para as plataformas conquistar os mercados locais. E o Brasil é um dos grandes consumidores de audiovisual do mundo”, acrescentou Caio.
Para Fabiano, 2024 foi o ano em que “o audiovisual brasileiro voltou a bombar no Brasil e no mundo”.
Os irmãos destacaram o sucesso de “Ainda Estou Aqui“, dirigido por Walter Salles, e encorajaram que o público e a imprensa se unam para fortalecer a campanha do longa no Oscar 2025.