A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu um passo significativo em sua estratégia de internacionalização ao inaugurar seu primeiro escritório fora do Brasil, em Miami, Estados Unidos. A iniciativa busca fortalecer a presença da entidade no mercado norte-americano e expandir a visibilidade global do futebol brasileiro.
Executivo da CBF, Bruno Costa participou do Live CNN e explicou a importância do novo escritório estar próximo de grandes confederações do futebol mundial.
“O escritório vai ser localizado a uma quadra do escritório da Fifa, que está com mais de 400 funcionários aqui hoje na cidade de Coral Gables, que fica a 10 minutos do aeroporto de Miami. A Concacaf, que é a Confederação das Américas, fica 15 minutos daqui. A própria AFA, Confederação Argentina, já tem um escritório aqui em Miami. Então, esse relacionamento, dentro do mercado norte-americano, é fundamental. O nosso maior patrocinador hoje, a Nike, é uma empresa norte-americana, então, é muito importante a CBF criar esse primeiro escritório internacional fora do nosso país.”
Eventos esportivos impulsionam expansão
A decisão de estabelecer presença nos Estados Unidos está alinhada com importantes eventos esportivos que acontecerão nos próximos anos. Entre eles, destacam-se a Copa do Mundo de 2026, as Olimpíadas de 2028, ambos nos EUA, e o Mundial Feminino de 2027 no Brasil. Além disso, a CBF demonstra interesse em trazer o Mundial de Clubes de 2029 para o país.
Fortalecimento do intercâmbio entre ligas
O escritório também funcionará como ponte para facilitar as relações entre federações estaduais e clubes brasileiros com o mercado norte-americano. Brasil e Argentina são os países que mais realizam transferências de jogadores com a Major League Soccer (MLS), evidenciando o potencial de crescimento desse intercâmbio.
A nova unidade terá ainda como foco o desenvolvimento de outras modalidades sob responsabilidade da CBF, como explicou Bruno Costa.
“É importante que, além do futebol feminino e masculino, a CBF também estará muito voltada e muito focada para o Beach Soccer e para o futsal, que também são de responsabilidade da entidade”, destacou.