Trinta anos atrás, em 9 de maio de 1994, estreava na televisão brasileira o programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum, um marco cultural para as crianças que cresceram entre os anos 1990 e 2000.
A série da TV Cultura acompanhava a história de Nino, interpretado por Cássio Scapin, um garoto de 300 anos de idade e aprendiz de feiticeiro que mora com seu tio Dr. Victor (Sérgio Mamberti) e sua tia-avó Morgana (Rosi Campos), ambos bruxos, em um castelo na cidade de São Paulo.
Sentindo falta de brincar com outras pessoas, Nino atrai para o castelo três crianças: Biba (Cinthya Rachel), Pedro (Luciano Amaral) e Zequinha (Freddy Allan), que se tornam seus amigos e passam a visitá-lo todos os dias.
Com figurinos coloridos e extravagantes, cenários fantásticos e personagens cativantes, o programa de TV tem fãs até hoje.
Algumas décadas depois, os atores seguiram diferentes caminhos, mas lembram com carinho da produção. Um especial exibido na TV Cultura no início do ano passado, para marcar os 30 anos de gravações da série, reuniu quase todo o elenco de Castelo Rá-Tim-Bum.
Confira como estão os atores de Castelo Rá-Tim-Bum 30 anos depois:
Cássio Scapin (Nino)
Após o programa infantil, Cássio seguiu carreira como ator e participou de séries e novelas como “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, “Os Mutantes: Caminhos do Coração”, “Deus Salve o Rei”, entre outras.
Ele também construiu uma carreira no teatro e hoje, com 59 anos, segue atuando e dirigindo diversas peças.
Cynthia Rachel (Biba)
Cynthia se formou como jornalista e seguiu trabalhando com comunicação na TV durante um tempo após o fim do programa infantil. Ela apresentou alguns quadros em programas da TV aberta, começou um blog e um canal no YouTube voltado para assuntos da população afro-brasileira e até lançou um livro, “A Garota Que Queria Mudar o Mundo”.
Atualmente com 43 anos, ela mora na Argentina e trabalha como diretora de dublagem. Nas suas redes sociais, vive compartilhando conteúdos sobre os bastidores do Castelo Rá-Tim-Bum.
Luciano Amaral (Pedro)
Também famoso por protagonizar outro programa infantil dos anos 1990, como Lucas Silva e Silva na série “Mundo da Lua”, da TV Cultura, Luciano continuou na televisão, mas não como ator.
Ele seguiu carreira como apresentador de TV e, atualmente, aos 44 anos, apresenta o programa ESPN FC no canal de esportes ESPN.
Fredy Allan (Zequinha)
Após o final de Castelo Rá-Tim-Bum, Fredy seguiu atuando, mas decidiu abandonar a televisão e se dedicar ao teatro.
Hoje com 38 anos, é ator, autor de peças e professor de teatro, tendo trabalhado por um bom período no Teatro Oficina, ao lado de Zé Celso.
Rosi Campos (Morgana)
Rosi Campos já havia feito sucesso em algumas novelas antes de Castelo Rá-Tim-Bum — tanto que foi convidada pessoalmente pelo criador da série, Cao Hamburger, para o papel de Morgana.
Após o programa infantil, a atriz seguiu participando de diversas produções da TV, dentre elas “Hilda Furacão”, “Da Cor do Pecado” (como a marcante personagem Mamuska), “O Profeta”, “A Favorita”, “A Dona do Pedaço”, e outras.
No fim do ano passado, a atriz voltou a dar vida à Morgana para o spin-off “Morgana e Celeste”, que segue indo ao ar na TV Cultura e está disponível no YouTube do canal.
Sérgio Mamberti (Dr. Victor)
Sérgio Mamberti já tinha uma carreira consolidada na dramaturgia e também foi convidado pessoalmente por Cao Hamburger para o papel em Castelo Rá-Tim-Bum.
Depois do programa, ele seguiu atuando em produções na televisão — como “Anjo Mau”, “O Clone”, “Da Cor do Pecado”, “O Profeta”, “Flor do Caribe”– e no cinema, com “Xuxa Abracadabra”, “O Homem Que Desafiou o Diabo” e outros.
Em 2019, estreou no streaming na série brasileira “3%”, e passou a se dedicar às produções teatrais.
Além disso, Mamberti também ocupou diversos cargos políticos no Ministério da Cultura durante o primeiro governo de Lula. O ator morreu em 2021, aos 82 anos.
Comentários sobre este post