O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), administra a Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, que fica localizada em Palmas. A instituição atende pessoas vindas de diversos municípios do Tocantins e de outros estados, que estão em tratamento de saúde nos hospitais públicos estaduais de Palmas. No primeiro semestre de 2025, a Casa de Apoio realizou 9.090 atendimentos aos usuários.
A Casa de Apoio do Governo do Tocantins foi inaugurada em abril de 2006. Desde sua implantação já são mais de 370 mil atendimentos. De janeiro a junho foram atendidas mais de 2 mil pessoas e fornecidas cerca de 15 mil refeições aos hóspedes da Casa. A ação integra um conjunto de políticas sociais fortalecidas pelo governador Wanderlei Barbosa e pela primeira-dama Karynne Sotero, que têm trabalhado para ampliar a rede de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o Tocantins.
Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais de Palmas. Geovane da Silva Miranda é do município de Maracanã, no Pará e está hospedado na Casa para acompanhar a recuperação do irmão, Renan Augusto da Silva Miranda, que foi uma das vítimas no acidente com estudantes da Universidade Federal do Pará e que partiram de Belém para participar do Congresso da UNE, em Goiânia, e foi socorrido para o hospital geral de Palmas. “Estou na Casa de Apoio há 14 dias e é gigante a importância desse lugar. Não conheço, no país, nenhuma instituição, mantida pelo poder público, com a qualidade que oferece a Casa de Apoio do Governo do Tocantins. Aqui me senti num ambiente familiar, todos são tratados igualmente. Na Casa senti a solidariedade que todos expressam com a dor que o outro está passando, aqui temos informações e apoio dos funcionários e hóspedes o tempo todo “. destacou.
A paciente Maria Aidê Alves Carvalho, de Redenção, no Pará, faz tratamento oncológico há mais de sete anos. Nesta semana está em Palmas para dar continuidade às sessões de radioterapia. “A Casa de Apoio é de extrema importância para nós. Os funcionários sempre nos recebem muito bem e estou feliz por poder ficar aqui”.
O casal Josias da Conceição e Luzirene Rodrigues da Costa mora em Pedro Afonso, município a cerca de 180 km da capital. “Desde o início de janeiro, meu tempo tem sido todo para cuidar dela pois está em tratamento oncológico em Palmas e ficamos hospedados na Casa de Apoio do Governo do Tocantins. É de grande importância para nós, não fosse esse apoio não sei como estaria o tratamento”, confessou.
A titular da Setas, Cleizenir Divina, destaca o trabalho realizado na Casa de Apoio administrada pelo Governo do Tocantins. “A instituição é de grande importância por ir além de ofertar hospedagem, mas principalmente cuidar das pessoas acolhendo-as quando mais precisam. O trabalho da equipe da Casa de Apoio Vera Lúcia é realizado com muita dedicação, passando segurança e tranquilidade para os hóspedes e resultando no apoio de parceiros e voluntários para a instituição”, ressalta.
A responsável pela Casa de Apoio, Joaquina Sousa Carneiro, afirmou sobre a importância do apoio voluntário da sociedade civil para a Casa. “Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, que oferece gratuitamente as principais refeições e atendimento humanizado, a instituição também é fortalecida com doações de parceiros e voluntários, que contribuem com itens de limpeza e material de higiene pessoal, como escova e creme dental, sabonete, absorvente e papel higiênico, entre outros. Outra forma de contribuição dos voluntários é com prestação de serviço, fisioterapia, palestras, atividades de entretenimento, cursos de artesanato e apoio religioso e espiritual, entre outros”.
Doações
A Casa de Apoio recebe doações e ações voluntárias de amparo emocional e espiritual para seus hóspedes. Algumas das necessidades constantes dos usuários são roupas, calçados fechados (exigência dos hospitais) e itens de higiene pessoal. Os interessados em conhecer a Casa e se tornarem parceiros podem entrar em contato pelo telefone (63) 3218-2465.
Casa de Apoio
O objetivo é oferecer conforto e condições dignas a pacientes que moram no interior e realizam tratamento de saúde em Palmas. Os hóspedes da Casa são pacientes encaminhados, por assistentes sociais, dos hospitais públicos de Palmas: Hospital Geral, Hospital Infantil e Maternidade Dona Regina. A Casa tem capacidade de atender, diariamente, mais de 120 pessoas.
Estrutura física
A estrutura física da Casa é composta por mais de 120 leitos equipados com beliches e ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela.
Localização