O Carolina Cowboys é o mais novo integrante da galeria dos campeões da PBR Team Series, a competição de rodeio em touros por equipes da Professional Bull Riders. Com atuações de destaque do americano Clay Guiton, de 20 anos, e do brasileiro Adriano Salgado, de 27, a equipe conquistou o título, no fim de semana, em Las Vegas (EUA), palco das finais.
O resultado veio com uma sequência de quatro vitórias em duelos eliminatórios. Na final, o Carolina derrotou o Missouri Thunder por 242,5 a 177,75. Foi o primeiro título do time, que tinha sido superado pelo Austin Gamblers na final da temporada de 2024. Florida Freedom e Austin Gamblers, que se classificaram em primeiro e segundo lugar na fase regular, foram eliminados nas quartas-de-final.
Também marcaram para o Carolina na final Adriano Salgado, com 87,5 pontos no confronto com o touro J Lady S e Clay Guiton que obteve 86,75 pontos na montaria em El Chapo. Pontuaram para o Missouri o americano Andrew Alvidrez (90,75) e o brasileiro Paulo Eduardo Rossetto (87 pontos).
Na disputa pelo título, o técnico do Carolina, Jerome Davis, fez uma escolha ousada ao recusar uma chance de nova montaria oferecida pelos juízes depois que o americano Cooper Davis fez apenas 68,25 pontos no lombo de Snap Chatter, que não teve bom desempenho. A decisão fez a diferença na vitória por 64,75 pontos.
Pela quarta vez seguida, o time que se classificou em primeiro na fase regular não levou o título. O Carolina terminou em 5º lugar após 12 etapas. Em 2024, o Austin Gamblers também saiu da 5ª posição para o título. Em 2023, o Texas Rattlers foi campeão depois de terminar em 3º na fase regular. Na primeira temporada, em 2022, o resultado foi ainda mais surpreendente: o Nashville Stampede, que tinha ficado em último lugar, conquistou o campeonato.
Na decisão deste ano, os favoritos Florida Freedom e Austin Gamblers ficaram pelo caminho. Na disputa do terceiro lugar, o Texas Rattlers venceu o Arizona por 261,5 a 145,75 com três montarias qualificadas dos americanos Brady Fielder e Qynn Anderson e do brasileiro Claudio Montanha Jr. Os brasileiros Everton Natan da Silva e Eduardo Aparecido pontuaram para o Arizona.
O duelo mais emocionante da fase final, que começou na sexta-feira (24/10), foi entre o Carolina e o Arizona Ridge Riders, que terminou empatado em 174,5 a 174,5 pontos após as cinco montarias de cada equipe. Foi necessário, então, uma prorrogação com uma sexta montaria para cada time. Aí quem brilhou foi Clay Guilton, que marcou 88 pontos, no confronto com o touro Milestone, enquanto o brasileiro Luciano de Castro caiu de Night Agent em 6,82 segundos.
Guilton, aliás, foi o MVP (jogador mais valioso) das finais, com cinco montarias seguidas de 8 segundos: Ghost Face (83,75), Cherry Shot (87,5), Hoobastank (87,5), El Chapo (86,75) e Milestone (88). Adriano Salgado foi escalado três vezes e dominou os três touros.
Na temporada regular, o MVP foi John Crimber, nascido nos Estados Unidos e filho da lenda brasileira dos rodeios Paulo Crimber. Ele fez a melhor montaria das finais, com 92 sobre Man Hater, mas não foi suficiente para seu time, o Florida Freedom, passar das quartas-de-final.
Os peões ganham uma folga agora até 12 de dezembro, quando começa a disputa da Unleash The Beast, campeonato mundial individual da temporada 2026.







