A Prefeitura de Araguaína iniciou nesta quinta-feira, 19, a entrega do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) nas residências dos contribuintes. Além da distribuição física, os boletos já estão disponíveis desde janeiro no site oficial do município, pela Iara no whatsapp (63) 3412-5572 ou presencialmente na Secretaria Municipal da Fazenda e no Pronto do Lago Center Shopping.
PRIMEIRO LOTE
O primeiro lote de entrega contempla os bairros Lago Sul, Bela Vista, Jardim Boa Sorte, Panorama, Raizal, Martin Jorge, Itapuã e Jardim das Flores. A distribuição seguirá de forma gradativa nas demais regiões da cidade.
Para garantir segurança e tranquilidade aos moradores, os entregadores estão devidamente uniformizados e portando crachá informando que estão a serviço da Prefeitura de Araguaína. O veículo utilizado no transporte das equipes também estará identificado com adesivo oficial do município, facilitando o reconhecimento durante a distribuição dos carnês.
DESCONTO E PARCELAMENTO
Neste ano, o município promoveu reajustes com redução no valor do imposto para moradores dos bairros JK, Sonhos Dourados, Jardim Pedra Alta, Alto Bonito, Jardim das Palmeiras, Santos Dumont e partes do Bairro São João, adequando a cobrança à realidade dessas regiões. Os carnês que estão sendo entregues já vêm com desconto aplicado. Ou seja, o valor que você vai ver no seu carnê já está com 30% de desconto para imóveis edificados e 35% para terrenos sem construção, desde que o pagamento seja feito até o dia 31 de março de 2025, seja à vista ou parcelado.
DESCONTO NO CARNÊ
A Prefeitura tomou essa decisão justamente para facilitar a vida do contribuinte. Assim, ninguém precisa se deslocar até a Secretaria da Fazenda para pedir desconto. Ele já vem automaticamente no carnê, de forma simples, prática e transparente.
BENEFÍCIO A MAIS
E para quem puder pagar à vista, tem um benefício a mais. Junto com o carnê, haverá um boleto específico com mais 10% de desconto para pagamento em parcela única, também até 31 de março. É um incentivo para quem pode antecipar o pagamento e, ao mesmo tempo, uma forma de reconhecimento ao contribuinte que mantém seus tributos em dia.
APLICAÇÃO DOS RECURSOS
O IPTU é uma das principais fontes de arrecadação própria do município e os recursos são destinados ao financiamento de políticas públicas essenciais, como manutenção e ampliação de unidades de saúde, investimentos na educação, pavimentação, iluminação pública, limpeza urbana, infraestrutura e demais serviços que impactam diretamente na qualidade de vida da população.
MELHORIAS CONCRETAS
O secretário municipal da Fazenda, Leandro Pinotti, reforça a importância da contribuição para o desenvolvimento da cidade. “O IPTU é revertido em melhorias concretas para a população. Cada recurso arrecadado retorna em forma de obras, serviços e investimentos que fortalecem a infraestrutura e os atendimentos públicos. Além disso, trabalhamos para garantir justiça fiscal, promovendo reduções e ampliando o alcance do IPTU Social.”
CONTRIBUINTES ISENTOS
Em 2026, o número estimado de contribuintes beneficiados com isenção chega a cerca de 12 mil pessoas. Mais de 8,2 mil contribuintes já estão isentos pelo critério do valor venal dos imóveis. O benefício, nestes casos, foi concedido aos imóveis com valor venal inferior a R$ 52.340,00 utilizados exclusivamente como residência. Outros araguainenses têm direito à isenção por meio do IPTU Social, destinado a moradores que atendam a critérios como: idade superior a 60 anos; aposentados por invalidez; pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial ou múltipla; que possuam um único imóvel em Araguaína, utilizado exclusivamente para residência própria; renda familiar de até três salários-mínimos e inscrição no Cadastro Único do governo federal.
IPTU SOCIAL
Quem se enquadrar nos critérios do IPTU Social deve procurar a Secretaria de Habitação localizada na Rua das Mangueiras, nº 270, Quadra 17, Lote 8-A, no Centro, com a documentação que comprove o atendimento aos requisitos previstos na Lei Complementar 187/2024. A Prefeitura reforça que o pagamento em dia garante descontos e contribui diretamente para a continuidade dos investimentos e serviços prestados à população.






