A escola campeã do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro será definida nesta quarta-feira (18/2). A apuração começa a partir das 16h, com uma série de mudanças no regulamento e nos critérios de avaliação.
Ao todo, as agremiações serão avaliadas em nove critérios. E cada uma das categorias pode ser dividida em até três subcritérios, que correspondem a até 4 pontos da nota final.
São os critérios de avaliação:Play Video
- Alegorias e Adereços;
- Bateria;
- Comissão de frente;
- Enredo;
- Evolução;
- Fantasias;
- Harmonia;
- Mestre-Sala e Porta-Bandeira;
- Samba-enredo.
Neste ano, a apuração conta com 54 jurados responsáveis por avaliar as 12 escolas que desfilaram ao longo de três dias na Marquês de Sapucaí. No entanto, apenas metade das avaliações serão consideradas para o resultado final.
Das 36 notas, quatro para cada um dos nove critérios, ainda será descartada da soma total a menor avaliação, de 9,0 a 10. A escola com a maior soma total das notas será coroada campeã e a menor colocada será rebaixada do Grupo Especial no Carnaval de 2027.
Em caso de empate na decisão da escola campeã, o critério de desempate será a comparação da soma da última categoria sorteada na ordem de leitura das notas. Se ainda assim continuar o empatado, será considerado o penúltimo critério, e assim por diante.
Relembre quais escolas disputam o título de campeã do Carnaval do Rio
- Acadêmicos de Niterói;
- Imperatriz Leopoldinense;
- Portela;
- Estação Primeira de Mangueira;
- Mocidade Independente de Padre Miguel;
- Beija-Flor de Nilópolis;
- Unidos do Viradouro;
- Unidos da Tijuca;
- Paraíso do Tuiuti;
- Unidos de Vila Isabel;
- Acadêmicos do Grande Rio; e
- Acadêmicos do Salgueiro.







