Mangia che ti fa bene! Não tem pra ninguém. A Itália dominou a lista de 2024/2025 das melhores cidades gastronômicas do mundo segundo o TastleAtlas. O site é um guia global que celebra a comida tradicional, reunindo pratos típicos, ingredientes locais e restaurantes autênticos de cada canto do planeta. Uma capital brasileira apareceu na disputada lista, São Paulo aparece no 38º lugar.
De acordo com o site, das 100 melhores cidades para se comer no mundo, 20 estão na Itália. Mesmo no seleto top 10, o país da spaguetti, da pizza e do gelato já desponta. Nápoles (1º lugar), Milão (2º), Bolonha (3º), Florença (4º), Roma (6º) e Turim (9º) garantiram o topo do ranking.
As outras cidades que aparecem no top 10 são Mumbai (5º), Paris (7º), Viena (8º) e Osaka (10º). E o segundo país com mais cidades gastronômicas é… Estados Unidos. No total, 14 cidades aparecem no ranking; Nova York é a melhor colocada (12º). Já sei, você já está desconfiando da credibilidade da lista, mas vamos aos fatos.
Como funciona o TasteAtlas?
O ranking do TasteAtlas não mede exatamente fama, mas qualidade gastronômica. Cada cidade recebe uma nota calculada a partir das avaliações médias dos pratos típicos e dos melhores restaurantes tradicionais locais. Para isso, o site analisou mais de 15 mil pratos de 17 mil cidades, somando quase meio milhão de avaliações confiáveis.
Ou seja, quanto mais bem avaliados forem os pratos e restaurantes de uma cidade, maior será sua nota e melhor sua posição no ranking. É algo que reflete não só a tradição culinária, mas também a experiência gastronômica autêntica que cada destino oferece. Imagine que Nápoles tem nota máxima: 5,0.
A única cidade brasileira do TasteAtlas 2024/2025
Na lista de TasteAtlas, a única cidade brasileira que aparece ranqueada em 2024/2025 é São Paulo (38º lugar), com nota 4,52.







