O Campeonato Argentino voltará a contar com a presença de torcedores visitantes nos estádios depois de 12 anos. O anúncio foi feito pelo presidente da AFA (Associação do Futebol Argentino), Claudio Tapia, nesta quinta-feira (17).
A volta do público visitante será, porém, gradual. O primeiro teste acontecerá no sábado (19), na partida entre Lanús e Rosario Central, no Estádio La Fortaleza.
Serão 6.500 ingressos destinados aos torcedores canallas, que poderão viajar à Grande Buenos Aires para acompanhar a equipe, agora liderada pelo campeão mundial Ángel Di María.
“É um dia que marca um antes e depois no nosso futebol. Todos esperavam por esse momento, poder anunciar isso, poder dizer que é o começo do retorno do torcedor visitante no futebol argentino”, afirmou o presidente da AFA, Claudio Tapia, em entrevista coletiva.
Visitantes estão proibidos de comparecer a jogos do Campeonato Argentino desde 2013.
As autoridades do futebol local, com a anuência do governo, tomaram a decisão depois que uma confusão entre policiais e torcedores do Lanús terminou na morte de Daniel Jerez, de 38 anos, torcedor do Granate, em uma partida contra o Estudiantes.
Por outro lado, confrontos da Copa Argentina não tiveram proibição de visitantes, uma vez que os jogos do torneio são disputados em campo neutro.