A campanha de uma cerveja artesanal que dá visibilidade à doença de Alzheimer e valoriza as boas memórias relacionadas à cerveja conquistou a prata no Cannes Lions 2025, mais importante concurso da indústria da publicidade mundial. O projeto Memento da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) foi realizado pela agência Ogilvy Health, com sede em Nova York e concorreu com mais 1.164 inscritos de vários países na categoria Health & Wellness (Saúde e Bem-Estar).
As cervejas memento (que significa lembra-se em latim) são produzidas sem álcool com quatro variedades de lúpulo que têm alto teor de polifenóis, substâncias antioxidantes que, segundo estudo recente realizado na Universidade de Milão, ajudam a combater o estresse oxidativo e a inibir a formação de placas beta-amiloides, dois dos principais fatores associados à progressão do Alzheimer.
“Estamos honrados. O Cannes Lions é o Oscar da propaganda e sua repercussão dá mais visibilidade ao projeto que tem justamente o objetivo de chamar a atenção para pesquisas relativas ao Alzheimer e sua prevenção. Mais do que falar sobre o potencial efeito neuroprotetor do lúpulo, este é um projeto que alerta para a doença e quer valorizar as boas memórias”, disse em nota o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.
A cerveja Memento tem como consultor técnico o doutor em fisiologia Glauco Caon, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para ser considerada uma memento a cerveja deve seguir a legislação brasileira para cerveja sem álcool e incluir necessariamente em sua receita as variedades Tettnang, Cascade, Saaz e Summit, estudadas no artigo seminal de pesquisadores do Departamento de Biotecnologia e Biociências da Universidade de Milano-Bicocca, que comprovou os efeitos neuroprotetores do lúpulo.
“Estamos acostumados a associar o combate às doenças a hospitais e medicamentos. Com a Memento Beer, propomos um novo ponto de partida: o cuidado preventivo, a proteção, que pode começar em uma roda de amigos, nos bares e restaurantes, com ciência no copo e afeto na conversa,” explica o pesquisador Caon.
Receita em teste
A receita piloto da Memento Beer foi desenvolvida pela SIM! Cerveja, uma cervejaria artesanal especializada em cervejas sem álcool. Outras cinco cervejarias do país já se interessaram pelo projeto: Cambuí (Brasília – DF), Dádiva (Várzea Paulista – SP), Louvada (Cuiabá – MT), Proa (Salvador – BA) e Salva (Bom Retiro do Sul – RS). Qualquer cervejaria registrada no Brasil que se comprometer com os princípios do projeto pode produzir sua própria versão da Memento Beer após entrar em contato com a Abracerva.
O presidente da entidade destaca que a Memento Beer não é opção de tratamento para a doença de Alzheimer ou outras enfermidades neurodegenerativas, mas pode ser uma aliada promissora para prevenir ou retardar sua progressão.
“A Memento Beer vem para quebrar paradigmas. Ela mostra que a cerveja, historicamente um alimento, eventualmente pode ser um instrumento de prevenção em saúde pública, inovação e consciência coletiva. Sem álcool, ela traz a mensagem da moderação e, ao tocar no tema da memória, busca valorizar e perpetuar as ótimas recordações que muitos brasileiros têm quando o assunto é cerveja”, compara Tarantino.
Além da Memento, ganharam prata em Cannes outras 11 campanhas e 6 levaram o ouro. Uma campanha de vaselina, da Ogilvy, levou o Grande Prêmio da área de saúde.