Vania Machado/Governo do Tocantins
A atuação da Polícia Civil frente aos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foi abordada pelo delegado regional de Gurupi, Joadelson Albuquerque, durante palestra ministrada nessa quarta-feira, 21, em evento alusivo ao Maio Laranja, na Feira Coberta da cidade. O evento, realizado pela Prefeitura de Palmeirópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, contou com representantes da rede de proteção à criança e adolescente e com a participação da população em geral.
“É gratificante poder falar do trabalho da Polícia Civil e reafirmar nosso compromisso com a sociedade. Aqui em Palmeirópolis temos a oportunidade de falar a muitas pessoas que podem contar com a Polícia Civil, pois estamos sempre atentos e atuantes frente aos crimes contra a dignidade sexual. Denunciar é um ato de coragem. Investigar e punir é responsabilidade do Estado. Mas proteger e cuidar das nossas crianças e adolescentes é uma de todos nós”, destacou o delegado Joadelson Albuquerque, que responde interinamente pela 96ª Delegacia de Palmeirópolis.
Também participaram como palestrantes, o prefeito Wlisses Barros e o promotor de justiça, Vicente José Tavares Neto, dentre outros.
Saiba mais
As ações educativas realizadas pela Polícia Civil durante o Maio Laranja fazem parte da Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com foco no combate à violência contra crianças e adolescentes em todo o país. A Operação é um esforço conjunto das forças de segurança, em parceria com instituições de ensino, órgãos de proteção à infância e juventude e a sociedade civil.
A Operação Caminhos Seguros está alinhada à Campanha Nacional Maio Laranja, que tem como principal data, o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil.