De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta segunda-feira (12/1) deve ter clima típico de verão na maior parte do país. Temperaturas elevadas, calor intenso e chuvas isoladas devem atingir a maior parte do território nacional, com destaque para a capital carioca que, segundo o órgão, pode bater 41°C.
Conforme o órgão, o calor traz também nuvens carregadas, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. O cenário pode ser observado em todas as regiões do país.
Uma grande faixa do país, que encobra quase todo o Norte, Centro-Oeste e chega ao Sul, está sob alertas de “perigo potencial” para tempestades, chuvas intensas e ainda acumulados de chuvas. Um dos avisos encobre os estados de São Paulo, Paraná e do Mato Grosso do Sul, no qual o Inmet aponta que o volume das precipitações pode chegar a 500 mm/dia.
Um outro alerta (de “acumulado de chuva”) foi emitido também cobrindo Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Já o Norte do país está sobre aviso de chuvas intensas. O Inmet informa a possibilidade de até 50mm de chuva em quase toda a região — exceção para Roraima e Amapá. As máximas devem ser registradas em Belém e Boa Vista, que devem chegar aos 34°C.
Com tempo aberto em todas as capitais, o Nordeste tem apenas um alerta de chuvas (intensas), restrito à faixa litorânea que vai de Salvador ao sul do estado. Na região, entre as capitais, o calor atinge com maior intensidade Teresina, que pode registrar até 38°C, com as demais capitais não passando dos 32°C.
No Centro-Oeste, Cuiabá pode registrar as máximas mais elevadas, chegando aos 33°C, acima dos 31°C de Campo Grande, dos 30°C em Brasília e dos 29°C previstos para Goiânia. Em todas as capitais da região, depois de um domingo seco, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.







