quarta-feira, 17 de setembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Calor está relacionado ao aumento de casos de AVC no mundo, diz estudo

Contribuição das altas temperaturas para a má saúde e morte precoce devido ao AVC aumentou 72% desde 1990, uma tendência que, provavelmente, crescerá no futuro, de acordo com pesquisadores

Cleber Toledo por Cleber Toledo
19/09/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 5 minutos
A A
Calor está relacionado ao aumento de casos de AVC no mundo, diz estudo

Análise mostra que as altas temperaturas contribuíram para um aumento de 72% da má condição de saúde e morte precoce por AVC • Maskot/GettyImages

CompartilharCompartilhar

Os números de casos de acidente vascular cerebral (AVC) e mortes consequentes aumentaram 44% e 70%, respectivamente, no mundo, segundo um novo estudo publicado na renomada revista científica The Lancet Neurology, nesta quarta-feira (18). A carga global de derrame associada às altas temperaturas é uma das que mais cresceu nas últimas três décadas, representando um aumento de 72%, de acordo com a análise.

No total, 84% da carga da condição em 2021 está atribuída a 23 fatores de risco modificáveis, incluindo, além do calor, a poluição do ar, o excesso de peso corporal, a hipertensão, o tabagismo e o sedentarismo. O trabalho será apresentado em outubro no Congresso Mundial de AVC, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

ARTIGOSRELACIONADOS

Dieta, Ozempic ou Mounjaro? Veja o que os brasileiros pesquisam mais

Dieta, Ozempic ou Mounjaro? Veja o que os brasileiros pesquisam mais

16/09/2025
Cremes com agulhas? Entenda a nova obsessão de skincare

Cremes com agulhas? Entenda a nova obsessão de skincare

16/09/2025

Essa é a primeira vez que uma análise sugere que a poluição do ar por partículas é um dos principais fatores de risco para AVC hemorrágico, contribuindo para 14% da morte e incapacidade causadas pelo subtipo de AVC — um nível semelhante ao risco associado ao tabagismo.

Ainda de acordo com a análise, a deterioração da saúde devido ao AVC aumentou em 32% em todo o mundo. Do ponto de vista dos pesquisadores, esse aumento ocorre devido tanto ao crescimento populacional quanto ao aumento do envelhecimento da população mundial, além da maior exposição aos fatores de risco ambientais e comportamentais.

As descobertas reforçam a necessidade de medidas eficazes, acessíveis e econômicas para prevenção do AVC, com ênfase no controle da pressão arterial, estilo de vida e fatores ambientais.

“O crescimento global do número de pessoas que desenvolvem AVC, morrem ou permanecem incapacitadas devido a ele está crescendo rapidamente, sugerindo fortemente que as estratégias de prevenção atualmente utilizadas não são suficientemente eficazes”, afirma o autor principal do estudo Valery L. Feigin, professor da Universidade de Tecnologia de Auckland, na Nova Zelândia, e professor afiliado do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME) da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, em comunicado à imprensa.

“Novas estratégias de prevenção populacional comprovadamente eficazes e motivacionais para o indivíduo que poderiam ser aplicadas a todas as pessoas em risco de AVC, independentemente do nível de risco, como recomendado na recente Comissão de AVC da Lancet Neurology, devem ser implementadas urgentemente em todo o mundo”, completa.

Mais de três quartos dos afetados por AVC vivem em países de baixa renda

Segundo a análise, o número de pessoas que tiveram um quadro de AVC aumentou para 11,9 milhões em 2021, um aumento de 70% desde 1990. O número de sobreviventes da condição aumentou 93,8 milhões (86%) nas últimas três décadas, enquanto o número de mortes relacionados ao AVC subiu para 7,3 milhões (44%), tornando-se a terceira principal causa de morte no mundo, perdendo apenas para a doença cardíaca isquêmica e para Covid-19.

Além disso, o estudo mostrou que mais de três quartos dos afetados por AVC vivem em países de baixa e média renda. Nas regiões da Ásia Oriental e Central e da África Subsaariana, as taxas de incidência, prevalência, morte e anos de vida ajustados por incapacidade (DALYs) foram de 2 a 10 vezes maiores em 2021. Nessas regiões, a proporção de AVCs hemorrágicos é o dobro da dos países de alta renda.

Em contraste, nas regiões de alta renda da América do Norte, Australásia (região que concentra Austrália, a Nova Zelândia, a Nova Guiné e algumas ilhas menores da parte oriental da Indonésia) e na América Latina de renda média, foram registradas as menores cargas de AVC.

“A perda de saúde relacionada ao AVC impacta desproporcionalmente muitos dos países mais desfavorecidos da Ásia e da África Subsaariana, devido ao crescente peso de fatores de risco descontrolados, especialmente a pressão arterial alta mal controlada, e aos níveis crescentes de obesidade e diabetes tipo 2 em jovens adultos, bem como à falta de serviços de prevenção e cuidados com AVC nessas regiões”, explicou a coautora do estudo Catherine O. Johnson, cientista-chefe de pesquisa do IHME.

Além do calor, outros fatores relacionados ao aumento de AVC no mundo

As altas temperaturas estavam relacionadas ao aumento de 72% da carga global de AVC no mundo, mas questões climáticas não são os únicos fatores relacionados ao aumento de casos e óbitos pela condição.

Segundo a análise, fatores de risco metabólicos, como índice de massa corporal (IMC) alto, hipertensão e colesterol alto, contribuíram para a maior carga de AVC em todos os níveis de renda dos países, variando de 66% a 70% de aumento em 2021.

Em seguida, estão os fatores de risco ambientais, como poluição do ar, temperatura ambiente alta ou baixa e exposição ao chumbo, representando uma variação de aumento entre 35% e 53% nos países de baixa e média renda.

Em contraste, o estudo aponta que houve um progresso substancial na redução da carga global de AVC a partir de fatores de risco relacionados à dieta inadequada, com a perda de saúde devido a dietas ricas em carne processada e pobres em vegetais diminuindo em 40% e 30%, respectivamente. A perda de saúde relacionada à poluição do ar por partículas reduziu 20%, enquanto o tabagismo representou uma redução de 13%.

Isso sugere que estratégias para reduzir a exposição a esses fatores de risco realizadas nas últimas três décadas, como zonas de ar limpo e proibições públicas de fumar, foram bem-sucedidas. “Com 84% da carga de AVC ligada a 23 fatores de risco modificáveis, há enormes oportunidades para alterar a trajetória do risco de AVC para a próxima geração”, afirma Johnson.

“Dado que a poluição do ar ambiente está reciprocamente ligada à temperatura ambiente e às mudanças climáticas, a importância de ações urgentes para o clima e de medidas para reduzir a poluição do ar não pode ser subestimada. Com o aumento da exposição a fatores de risco, como açúcar elevado no sangue e dietas ricas em bebidas adoçadas com açúcar, há uma necessidade crítica de intervenções focadas na obesidade e nas síndromes metabólicas. Identificar maneiras sustentáveis de trabalhar com as comunidades para tomar medidas e prevenir e controlar fatores de risco modificáveis para AVC é essencial para enfrentar essa crise crescente”, completa.

Anterior

Voz pode ser usada para monitorar glicose no sangue, aponta estudo

Próximo

Seminário “Líder Agro” do Sebrae Tocantins nesta quinta-feira em Gurupi

Próximo
Seminário “Líder Agro” do Sebrae Tocantins nesta quinta-feira em Gurupi

Seminário "Líder Agro" do Sebrae Tocantins nesta quinta-feira em Gurupi

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Gurupi sedia etapa da 1ª Conferência Regional de Direitos Humanos

16/09/2025
Palmas

Prefeitura de Palmas realiza palestras e ações educativas durante a Semana Nacional do Trânsito

16/09/2025
Miracema

Netinho do Povo critica situação de garis em Miracema, e fala em acionar MP para que Lei seja cumprida

16/09/2025
Tocantins

ATM lançará Programa Gestão com Norte dia 23 de setembro, e auxiliará gestores com diagnósticos e tomadas de decisão

16/09/2025
Tocantins

A Ciranda da Quebradeira: espetáculo tocantinense celebra a força das mulheres quebradeiras de coco babaçu

16/09/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Política

Léo Barbosa garante R$ 500 mil e prefeito Paulo Roberto assina ordem de serviço para asfaltar distrito de Altamira, em Taguatinga

16/09/2025
Palmas

Prefeitura de Palmas lançará Centro Esportivo do setor Irmã Dulce com presença do ministro do Esporte, André Fufuca

16/09/2025
Tocantins

Pugmil recebe caravana do projeto Vida de Mulher, com atendimentos de saúde e capacitação

16/09/2025
Tocantins

Pedido de reforço na campanha vacinal é aprovado na Aleto

16/09/2025
Política

Geo volta a cobrar o PCCR da Educação e a prorrogação do concurso da SEDUC 2023

16/09/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Léo Barbosa garante R$ 500 mil e prefeito Paulo Roberto assina ordem de serviço para asfaltar distrito de Altamira, em Taguatinga
  • Prefeitura de Palmas lançará Centro Esportivo do setor Irmã Dulce com presença do ministro do Esporte, André Fufuca
  • Pugmil recebe caravana do projeto Vida de Mulher, com atendimentos de saúde e capacitação

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Léo Barbosa garante R$ 500 mil e prefeito Paulo Roberto assina ordem de serviço para asfaltar distrito de Altamira, em Taguatinga

Léo Barbosa garante R$ 500 mil e prefeito Paulo Roberto assina ordem de serviço para asfaltar distrito de Altamira, em Taguatinga

16/09/2025
Prefeitura de Palmas lançará Centro Esportivo do setor Irmã Dulce com presença do ministro do Esporte, André Fufuca

Prefeitura de Palmas lançará Centro Esportivo do setor Irmã Dulce com presença do ministro do Esporte, André Fufuca

16/09/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.