O Brasil enfrenta uma onda de calor intenso, com temperaturas bem acima da média para esta época do ano em todas as regiões do país.
Na quarta-feira (22), São Paulo registrou a maior temperatura do ano até o momento, atingindo 33,8°C.
A previsão para esta quinta-feira (23) indica a continuidade do tempo quente em diversas capitais.
Em Curitiba, a máxima deve chegar a 28°C, enquanto Campo Grande deve ultrapassar os 30°C. Brasília não fica atrás, com termômetros marcando 30°C.
Calor e chuvas em diversas regiões
Além das altas temperaturas, há previsão de chuva para várias capitais, especialmente no final da tarde, devido à combinação de calor e umidade.Play Video
Em Florianópolis, a máxima prevista é de 31°C, com possibilidade de pancadas de chuva.
Belo Horizonte deve registrar 32°C, e Palmas chega aos 35°C, ambas com chances de precipitação.
Salvador e Recife também enfrentam calor, com máximas de 31°C e 30°C, respectivamente, e previsão de chuvas fracas e isoladas.
Porto Alegre, por sua vez, terá tempo firme e ensolarado, com máxima de 33°C.
Mudança no tempo prevista para a próxima semana
A virada no padrão climático está prevista apenas para a próxima semana, quando uma frente fria se formará na costa da região Sul.
Isso trará chuvas e um alívio no calorão, afetando principalmente os estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Até lá, o Rio de Janeiro continuará enfrentando temperaturas próximas aos 40°C, com previsão de chuva para hoje, mas sem expectativa de precipitação para o domingo.
É importante ressaltar que, embora haja previsão de chuva para praticamente todo o Brasil nesta quinta-feira, as pancadas serão típicas de verão.
As regiões entre o norte do Ceará e o estado de Rondônia, assim como do noroeste do Rio Grande do Sul até o Triângulo Mineiro, apresentam risco de temporais mais intensos.