Caetano Veloso publicou um vídeo resolvendo uma questão do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nesta segunda-feira (4), depois de ser citado na prova de linguagens. Será que ele acertou?
Pelo segundo ano consecutivo, o compositor caiu no exame. Desta vez, ele apareceu em um texto de Tati Bernardi com citações das suas músicas “Qualquer Coisa”, “Sampa”, “Lindeza” e “Samba de Verão”.
A questão pede para o aluno analisar qual foi o recurso utilizado na progressão textual para garantir a unidade temática da crônica. Para Caetano, a resposta é A.
Um fato curioso é que Tati Bernardi também respondeu a questão, mas, para ela, a resposta correta é C. “Mas achei as outras alternativas tão bonitas”, disse a escritora.
Segundo o gabarito extraoficial publicado pela CNN, a resposta é C. O resultado oficial do Enem será divulgado em 20 de novembro.
Como foi o primeiro dia de Enem
No último domingo (3), o tema da redação tratou da herança africana no Brasil, o que, logo após a divulgação, repercutiu nas redes sociais e foi apontado por professores ouvidos pela CNN como acessível e necessário.
As provas de linguagens e ciências humanas foram marcadas por longos textos e questões raciais e identitárias. Outros destaques presentes nas avaliações foram menção a Rita Lee, esportes, fake news e memes, além da COP e os desafios climáticos que o Brasil enfrenta.
CNN divulga gabaritos extraoficiais
Apesar dos gabaritos oficiais só terem previsão de divulgação para o dia 20 de novembro, a CNN já divulgou gabaritos extraoficiais das prova realizadas no dia 3 de novembro, a partir da correção de uma equipe de professores do SAS Educação. Além disso, é possível conferir um dos cadernos de provas na íntegra.
Os gabaritos extraoficiais das provas de ciências da natureza e matemática, que ocorrem no dia 10 de novembro, também estarão disponíveis no site da CNN após o fim da aplicação do Enem.
Calendário do Enem 2024:
- Segundo dia de prova: 10 de novembro de 2024;
- Divulgação dos gabaritos: 20 de novembro de 2024;
- Resultado do Enem: 13 de janeiro de 2025.