O Brasil hoje conta com 13 sistemas de logística reversa – termo técnico para o processo de retorno dos produtos, resíduos e embalagens do consumidor para as empresas com o objetivo de reciclagem ou descarte apropriado, entre outras funções -, que envolvem áreas como plástico, alumínio, eletroeletrônicos, entre outros.
Soma-se ainda a isso uma série de medidas aplicadas recentemente pelo Governo Federal que reforçam a necessidade de ampliação da economia circular no país, como o Decreto do Plástico que chega a estipular metas para os próximos anos.
A avaliação de Sabrina Andrade, que hoje é diretora técnica de Gestão de Resíduos e Logística Reversa da Ambipar e passou mais de 20 anos no Ministério do Meio Ambiente trabalhando com a política de resíduos do Brasil, é direta: “O sistema de logística reversa do país está quase alcançando um gargalo total”.
O que parece um brete, na visão de Andrade, tem sim várias saídas. A primeira delas, aponta a diretora, é começar por investimentos massivos em educação ambiental, por meio de parcerias entre os setores público e privado, para fazer com que a população passe a compreender o valor – simbólico e monetário – da reciclagem.
Seguido disso, investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para, por exemplo, novos tipos de embalagens, além de uma nova política de incentivo fiscal que dê mais condições ao sistema de reciclagem. “Não faz sentido tributar algo na reciclagem que já foi tributado quando era produto”, afirma Fabiana.
Por fim, ela defende um incentivo forte às cooperativas e aos municípios que trabalham direto na ponta com a coleta seletiva e a logística reversa, mas que muitos ainda lidam com lixões Brasil afora.
“Temos muita dificuldade no Norte e no Nordeste. Essas regiões não possuem plantas recicladoras. Então já se tem um custo alto de transporte, para levar ao Sudeste. Além disso, temos problemas com a formalização das cooperativas dos profissionais da reciclagem. Ou seja, há um campo vasto para investimentos e geração de emprego e renda”, explica.






