quinta-feira, 13 de agosto de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Cacau reduz impacto dos alimentos gordurosos no coração, mostra estudo

Estudo mostra que bebida de cacau rica em flavonóides pode proteger o coração contra o estresse, mesmo após comer alimentos ricos em gordura

por Da Redação
18/11/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

CompartilharCompartilhar

Ao enfrentar uma situação difícil, algumas pessoas acabam canalizando o estresse para a alimentação, fazendo escolhas erradas e optando por comidas mais gordurosas como uma forma de se mimar. É o famoso: “Hoje, eu mereço”.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que os prejuízos desse hábito para a saúde do coração podem ser minimizados se consumirmos um copo de leite com cacau concentrado em flavonóides ou uma xícara de chá verde. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira (18/11), na revista Food and Function.

ARTIGOSRELACIONADOS

Magnific

Variante genética rara é ligada a menos gordura e metabolismo saudável

12/08/2026
Reprodução / CNPEM

Dispositivo brasileiro simula tecidos e pode reduzir testes em animais

12/08/2026

“Sabemos que quando as pessoas estão estressadas, elas tendem a ir em direção a alimentos ricos em gordura. Já mostramos anteriormente que alimentos gordurosos podem prejudicar a recuperação vascular do estresse. Neste estudo, queríamos ver se adicionar um alimento rico em flavanol à refeição gordurosa aliviaria o impacto negativo do estresse no corpo”, explicou a professora Catarina Rendeiro, principal autora do estudo, em comunicado à imprensa.Play Video

Os flavanóis são um tipo de composto encontrado em algumas frutas, vegetais, chá e nozes. Eles são conhecidos principalmente por regular a pressão arterial e proteger a saúde cardiovascular.

O novo estudo foi feito a partir de um experimento com 23 adultos saudáveis, com idades entre 18 e 45 anos. Eles receberam dois croissants amanteigados com 10 g de manteiga e 1,5 fatias de queijo cheddar.

Metade dos participantes recebeu também um copo de 250 ml de leite com cacau com alto teor de flavonóides (695,0 mg de flavonóides totais por porção). A outra metade recebeu leite com baixo teor de flavonóides (5,6 mg/ por porção). Nesse caso, o cacau foi alcalinizado, um processo feito pela indústria para realçar o sabor, mas que reduz a quantidade de flavonóis.

Após um período de descanso de oito minutos, os voluntários deveriam completar um teste mental de matemática. Nesse período, foram medidas a pressão arterial, a atividade cardiovascular, a oxigenação do tecido do córtex pré-frontal (PFC) e a função vascular — usada para avaliar o risco futuro de doença cardiovascular.

“O teste de matemática levou a aumentos significativos na frequência cardíaca e na pressão arterial, semelhante ao estresse que você pode encontrar na vida diária”, explica a principal autora do estudo, Rosalind Baynham.

Os resultados mostraram que consumir alimentos gordurosos com a bebida com baixo teor de flavanol quando se está estressado reduz a função vascular. Esse efeito dura até 90 minutos após o evento estressante ter acabado.

Já a bebida de cacau rica em flavanol também foi eficaz na prevenção do declínio da função vascular após a situação de estresse e o consumo de gordura.

Os pesquisadores explicam que a dilatação mediada pelo fluxo braquial foi significativamente maior após o consumo do cacau com alto teor de flavanol em comparação ao cacau com baixo teor da substância nos intervalos de 30 e 90 minutos após o período estressante.

“Esta pesquisa mostra que beber ou comer um alimento rico em flavonóides pode ser usado como uma estratégia para mitigar parte do impacto de escolhas alimentares mais pobres no sistema vascular. Isso pode nos ajudar a tomar decisões mais informadas sobre o que comemos e bebemos durante períodos estressantes”, afirma Rendeiro.

O estudo também mostrou que os flavonóis do cacau não melhoraram a oxigenação do cérebro ou impactaram no humor dos participantes.

Bombom de cacau em prato - Metrópoles
O cacau é rico em flavonóides, um composto conhecido por regular a pressão arterial e proteger a saúde cardiovascular
Anterior

Casos de ansiedade fazem Fuvest criar protocolo para atender candidatos em 2025

Próximo

Tipos de banana: veja as variedades mais consumidas no Brasil

Próximo
O Brasil é o maior produtor de banana na América do Sul e 4º maior produtor mundial — Foto: Canva/ Creative Commoms

Tipos de banana: veja as variedades mais consumidas no Brasil

LEIA TAMBÉM

Política

IA de Bolsonaro: sem consenso, TSE se reúne para discutir deepfake

13/08/2026
Política

Lula e Alcolumbre retomam relação na véspera da eleição e de olho em 2027

13/08/2026
Política

Eleições 2026: por que candidatos ainda não podem pedir votos?

13/08/2026
Política

PT rebate Flávio e diz que IA de Bolsonaro em vídeo é ilegal

13/08/2026
Economia

Sob pressão de China e UE, Brasil mira novos mercados para carne

13/08/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Esportes

Rosario Central x Corinthians: saiba onde assistir ao jogão

13/08/2026
Esportes

Vasco x Olimpia: saiba onde assistir às oitavas da Sul-Americana

13/08/2026
Esportes

Em baixa, Mirassol disputa oitavas da Libertadores pela 1ª vez

13/08/2026
Esportes

Com um gol para cada lado, Cruzeiro e Flamengo empatam na Libertadores

13/08/2026
Esportes

Cerro Porteño marca no fim e empata com o Palmeiras pela Libertadores

13/08/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Rosario Central x Corinthians: saiba onde assistir ao jogão
  • Vasco x Olimpia: saiba onde assistir às oitavas da Sul-Americana
  • Em baixa, Mirassol disputa oitavas da Libertadores pela 1ª vez

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Federico Peretti/NurPhoto via Getty Images

Rosario Central x Corinthians: saiba onde assistir ao jogão

13/08/2026
Matheus Lima/Vasco

Vasco x Olimpia: saiba onde assistir às oitavas da Sul-Americana

13/08/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.