As empresas brasileiras buscaram mais recursos financeiros no mês de outubro, segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, apresentado com exclusividade à CNN.
A alta registrada foi de 1,9% para as micro e pequenas empresas (MPEs), em comparação com o mesmo período do ano passado. Já para as médias, a variação foi de 0,1%; enquanto nas grandes 1,3%.
Os setores com maior destaque foram os formados por empresas do segmento Primário, Financeiro e Terceiro Setor (12,5%), seguidos de Serviços (2,3%), Indústria (2,1%) e Comércio (1%).
“A necessidade de capital de giro, perante um quadro de atividade econômica ainda forte, pode ter levado as empresas a buscarem mais recursos financeiros”, explica Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.
Já na análise por Unidades Federativas, as empresas do Espírito Santo avançaram no ranking de demanda por crédito, representando 14,1% das buscas. Na sequência aparecem as companhias de Santa Catarina (13,3%) e Rio Grande do Norte (8,9%).