quinta-feira, 28 de maio de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Bruxismo é recorrente entre pessoas com transtorno de estresse pós-traumático

Conclusão é de estudo da USP divulgado na revista Clinical Oral Investigations; autores destacam a importância de dentistas e psiquiatras trabalharem juntos no diagnóstico e tratamento desses pacientes

por CNN
10/05/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
O bruxismo pode causar dores na região da boca Foto: Pixabay

O bruxismo pode causar dores na região da boca Foto: Pixabay

CompartilharCompartilhar

De acordo com estudo publicado na revista Clinical Oral Investigations, pessoas que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (Tept) frequentemente relatam que apertam ou rangem os dentes de forma constante durante o dia – hábito conhecido como bruxismo de vigília. O trabalho, que incluiu o exame clínico de aproximadamente 80 pacientes, entre casos e controles, chama a atenção para a importância de dentistas e psiquiatras trabalharem em conjunto no diagnóstico mais preciso dos dois problemas de saúde.

Conceito cunhado nos Estados Unidos, a partir do comportamento exibido por veteranos de guerra, o transtorno de estresse pós-traumático passou a abarcar, com o tempo, também vítimas de violência urbana. Estima-se que essa condição afete cerca de 4% das pessoas expostas a eventos violentos ou acidentais, como combate, tortura, ameaça de morte, balas perdidas, desastres naturais, lesões graves, violência física ou sexual e sequestros-relâmpagos.

ARTIGOSRELACIONADOS

Unsplash

Nova injeção contra hepatite B elimina vírus em até 20% dos casos

28/05/2026
Freepik

Cientistas descobrem vírus gigante com replicação inédita. Entenda

28/05/2026

“Considerando que, na Região Metropolitana de São Paulo, mais de 50% dos habitantes já foram expostos a algum tipo de trauma urbano, número comparável a áreas de conflito civil, é de grande importância entender as possíveis manifestações psicológicas e físicas do Tept, que podem perdurar por anos após o trauma”, diz Yuan-Pang Wang, pesquisador do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-FM-USP) e coautor do estudo.

Entre esses sintomas estão a lembrança angustiante, involuntária e recorrente do evento, estado emocional negativo, comportamento autodestrutivo, alterações no padrão de sono e reação dissociativa (alterações em consciência, memória, identidade, emoção, percepção do ambiente e controle de comportamento), entre outros. Poucos trabalhos, no entanto, estudaram a relação do estresse pós-traumático com a dor orofacial e o bruxismo, que é definido como a atividade repetitiva do músculo da mastigação. Sua prevalência na população geral varia entre 8% e 30%.

Neste estudo apoiado pela Fapesp pacientes diagnosticados com Tept no Ambulatório de Trauma do Instituto de Psiquiatria da FM-USP foram encaminhados a um exame clínico que tinha como objetivo analisar sua saúde oral.

De acordo com os pesquisadores, além do bruxismo autorrelatado, pacientes também apresentaram uma diminuição do limiar de dor após o exame clínico.

“Foi constatado que a higiene bucal não estava relacionada ao problema”, conta Ana Cristina de Oliveira Solis, primeira autora do estudo. “A avaliação periodontal, que também incluiu mensuração do nível de placa bacteriana e sangramento gengival, mostrou que pacientes com estresse pós-traumático apresentaram nível de higiene bucal similar aos controles. Entretanto, os pacientes apresentaram mais dor após a sondagem.”

Tratamento multidisciplinar

De acordo com os pesquisadores, atualmente, o bruxismo não é mais considerado um sintoma isolado, mas evidência de um problema maior. “Nosso trabalho mostra que pode existir uma manifestação do transtorno de estresse pós-traumático em nível bucal, evidenciada pelo bruxismo e pelo maior nível de dor após o exame clínico odontológico. Isso demanda a atuação conjunta entre psiquiatras, psicólogos e dentistas, o que pode contribuir para o screening [rastreamento] e o tratamento das duas condições de saúde”, afirma Solis.

Para isso, a pesquisadora recomenda que, durante o exame clínico, o dentista fique atento ao relato de dor dos pacientes e considere a possibilidade de estar frente a uma pessoa com problemas psiquiátricos ainda não diagnosticados.

“O paciente que passou por um evento traumático pode sentir vergonha de falar sobre o assunto e procurar ajuda especializada; já o hábito de procurar atendimento odontológico é muito mais comum e frequente”, diz Solis. “Por isso, seria interessante que o dentista incorporasse ao seu atendimento de rotina instrumentos de screening para transtorno mental e os aplicasse nesses pacientes. Também é importante saber aconselhar o paciente a buscar ajuda especializada.”

Os psiquiatras, por sua vez, podem questionar pacientes com Tept sobre sintomas bucais, como bruxismo, dor muscular e da articulação temporomandibular (ATM). Em caso positivo, devem encaminhá-lo ao dentista para que o tratamento multidisciplinar seja realizado e sua qualidade de vida melhore.

Anterior

RS tem previsão de chuva e frio; estado fica em alerta para possível agravamento das cheias

Próximo

IPCA sobe em 0,38% em abril, diz IBGE

Próximo
Alimentos são vendidos em mercado no Rio de Janeiro 08/04/2022REUTERS/Ricardo Moraes

IPCA sobe em 0,38% em abril, diz IBGE

LEIA TAMBÉM

Entretenimento

Influenciador Saymon Carvalho morre após colidir moto em poste

28/05/2026
Entretenimento

Wanessa Camargo revela perdas gestacionais após problema hormonal

28/05/2026
Entretenimento

Virginia reage ao ser perguntada se convidou João Guilherme para festa

28/05/2026
Entretenimento

Mãe de Virginia alfineta Leonardo por ausência em festa de Maria Alice

28/05/2026
Saúde

Nova injeção contra hepatite B elimina vírus em até 20% dos casos

28/05/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Agricultura e Pecuária

Excesso de chuvas afeta safra gaúcha de cenoura e preços sobem

28/05/2026
Agricultura e Pecuária

Alto volume de exportações de carne pressiona preços do boi gordo

28/05/2026
Agricultura e Pecuária

Carne suína tem maior competitividade frente à bovina desde 2004

28/05/2026
Agricultura e Pecuária

Custo com insumos para soja 2026/27 está 20% superior à média de sete anos

28/05/2026
Entretenimento

Atitude de Ana Castela com Jon Vlogs aumenta rumores de affair

28/05/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Excesso de chuvas afeta safra gaúcha de cenoura e preços sobem
  • Alto volume de exportações de carne pressiona preços do boi gordo
  • Carne suína tem maior competitividade frente à bovina desde 2004

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Canva/ Creative Commoms

Excesso de chuvas afeta safra gaúcha de cenoura e preços sobem

28/05/2026
Foto: Gilson Abreu/AEN

Alto volume de exportações de carne pressiona preços do boi gordo

28/05/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.