sábado, 18 de abril de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Saúde

Bruxismo é recorrente entre pessoas com transtorno de estresse pós-traumático

Conclusão é de estudo da USP divulgado na revista Clinical Oral Investigations; autores destacam a importância de dentistas e psiquiatras trabalharem juntos no diagnóstico e tratamento desses pacientes

por CNN
10/05/2024
em Saúde
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
O bruxismo pode causar dores na região da boca Foto: Pixabay

O bruxismo pode causar dores na região da boca Foto: Pixabay

CompartilharCompartilhar

De acordo com estudo publicado na revista Clinical Oral Investigations, pessoas que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (Tept) frequentemente relatam que apertam ou rangem os dentes de forma constante durante o dia – hábito conhecido como bruxismo de vigília. O trabalho, que incluiu o exame clínico de aproximadamente 80 pacientes, entre casos e controles, chama a atenção para a importância de dentistas e psiquiatras trabalharem em conjunto no diagnóstico mais preciso dos dois problemas de saúde.

Conceito cunhado nos Estados Unidos, a partir do comportamento exibido por veteranos de guerra, o transtorno de estresse pós-traumático passou a abarcar, com o tempo, também vítimas de violência urbana. Estima-se que essa condição afete cerca de 4% das pessoas expostas a eventos violentos ou acidentais, como combate, tortura, ameaça de morte, balas perdidas, desastres naturais, lesões graves, violência física ou sexual e sequestros-relâmpagos.

ARTIGOSRELACIONADOS

Getty Images

Comer pão pode engordar mesmo sem exagerar no consumo de calorias

18/04/2026
SimpleImages/Getty Images

Endocrinologista lista os 6 maiores erros no controle da glicemia

18/04/2026

“Considerando que, na Região Metropolitana de São Paulo, mais de 50% dos habitantes já foram expostos a algum tipo de trauma urbano, número comparável a áreas de conflito civil, é de grande importância entender as possíveis manifestações psicológicas e físicas do Tept, que podem perdurar por anos após o trauma”, diz Yuan-Pang Wang, pesquisador do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-FM-USP) e coautor do estudo.

Entre esses sintomas estão a lembrança angustiante, involuntária e recorrente do evento, estado emocional negativo, comportamento autodestrutivo, alterações no padrão de sono e reação dissociativa (alterações em consciência, memória, identidade, emoção, percepção do ambiente e controle de comportamento), entre outros. Poucos trabalhos, no entanto, estudaram a relação do estresse pós-traumático com a dor orofacial e o bruxismo, que é definido como a atividade repetitiva do músculo da mastigação. Sua prevalência na população geral varia entre 8% e 30%.

Neste estudo apoiado pela Fapesp pacientes diagnosticados com Tept no Ambulatório de Trauma do Instituto de Psiquiatria da FM-USP foram encaminhados a um exame clínico que tinha como objetivo analisar sua saúde oral.

De acordo com os pesquisadores, além do bruxismo autorrelatado, pacientes também apresentaram uma diminuição do limiar de dor após o exame clínico.

“Foi constatado que a higiene bucal não estava relacionada ao problema”, conta Ana Cristina de Oliveira Solis, primeira autora do estudo. “A avaliação periodontal, que também incluiu mensuração do nível de placa bacteriana e sangramento gengival, mostrou que pacientes com estresse pós-traumático apresentaram nível de higiene bucal similar aos controles. Entretanto, os pacientes apresentaram mais dor após a sondagem.”

Tratamento multidisciplinar

De acordo com os pesquisadores, atualmente, o bruxismo não é mais considerado um sintoma isolado, mas evidência de um problema maior. “Nosso trabalho mostra que pode existir uma manifestação do transtorno de estresse pós-traumático em nível bucal, evidenciada pelo bruxismo e pelo maior nível de dor após o exame clínico odontológico. Isso demanda a atuação conjunta entre psiquiatras, psicólogos e dentistas, o que pode contribuir para o screening [rastreamento] e o tratamento das duas condições de saúde”, afirma Solis.

Para isso, a pesquisadora recomenda que, durante o exame clínico, o dentista fique atento ao relato de dor dos pacientes e considere a possibilidade de estar frente a uma pessoa com problemas psiquiátricos ainda não diagnosticados.

“O paciente que passou por um evento traumático pode sentir vergonha de falar sobre o assunto e procurar ajuda especializada; já o hábito de procurar atendimento odontológico é muito mais comum e frequente”, diz Solis. “Por isso, seria interessante que o dentista incorporasse ao seu atendimento de rotina instrumentos de screening para transtorno mental e os aplicasse nesses pacientes. Também é importante saber aconselhar o paciente a buscar ajuda especializada.”

Os psiquiatras, por sua vez, podem questionar pacientes com Tept sobre sintomas bucais, como bruxismo, dor muscular e da articulação temporomandibular (ATM). Em caso positivo, devem encaminhá-lo ao dentista para que o tratamento multidisciplinar seja realizado e sua qualidade de vida melhore.

Anterior

RS tem previsão de chuva e frio; estado fica em alerta para possível agravamento das cheias

Próximo

IPCA sobe em 0,38% em abril, diz IBGE

Próximo
Alimentos são vendidos em mercado no Rio de Janeiro 08/04/2022REUTERS/Ricardo Moraes

IPCA sobe em 0,38% em abril, diz IBGE

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Em Palmeirópolis, senador Eduardo Gomes participa do lançamento da pré-candidatura de Fábio Vaz e destaca avanços na educação

18/04/2026
Tocantins

Energia elétrica é totalmente restabelecida no Hospital Geral de Palmas após intercorrência técnica

18/04/2026
Palmas

Audiência pública e Tenda Lilás debatem fortalecimento de políticas voltadas para mulheres

18/04/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas realiza paisagismo do canteiro central da Avenida LO-10

18/04/2026
Palmas

Mesmo em fase final de construção, Praça da Arne 53 já se consolida como espaço de lazer na Capital

18/04/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Miracema

Obra de drenagem é concluída no Setor Universitário e encerra histórico de alagamentos

18/04/2026
Tocantins

Tocantins se prepara para a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura, no Espírito Santo

18/04/2026
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa consegue prorrogar prazo para o Tocantins receber R$ 56 milhões do Fundo Amazônia

18/04/2026
Tocantins

De volta ao Farm Day 2026, Senador Eduardo Gomes defende resposta imediata para produtores afetados por adversidades climáticas

18/04/2026
Tocantins

Processo de beatificação de Padre Luso avança mais uma etapa

18/04/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Obra de drenagem é concluída no Setor Universitário e encerra histórico de alagamentos
  • Tocantins se prepara para a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura, no Espírito Santo
  • Governador Wanderlei Barbosa consegue prorrogar prazo para o Tocantins receber R$ 56 milhões do Fundo Amazônia

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: ASCOM

Obra de drenagem é concluída no Setor Universitário e encerra histórico de alagamentos

18/04/2026
Teia Estadual realizada em Taquaruçu, distrito de Palmas, reuniu pontos de cultura de diferentes regiões do Tocantins - Paulo Gualberto/Governo do Tocantins

Tocantins se prepara para a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura, no Espírito Santo

18/04/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.