Durante o mês de julho, a BRK traz importantes dicas para economia de água durante o período de férias. A temporada é marcada também por calor intenso ao mesmo tempo em que se aumentam as visitas, os banhos, as brincadeiras com água e até mesmo o uso da cozinha. As dicas são simples e podem ser praticadas em qualquer momento do ano. São cuidados que podem evitar um aumento inesperado na sua conta e prevenir prejuízos, especialmente para o meio ambiente.
O Gerente de Operações da BRK, Pedro Gobbo, dá dicas para evitar transtornos relacionados aos vazamentos não detectados nas tubulações ou na caixa d’água durante as viagens de férias. “Antes de viajar, é importante fechar todos os registros de água do imóvel, incluindo o registro geral. Isso evita desperdícios em caso de vazamentos ou esquecimento de alguma torneira aberta. Ao retornar, é uma boa oportunidade para limpar a caixa d’água do imóvel, já que a água parada por um longo período pode favorecer a presença de algas e bactérias”, aconselha.
Além disso, pequenas alterações no comportamento diário podem fazer uma grande diferença na preservação dos recursos hídricos. O Gerente destaca que é essencial observar torneiras e chuveiros que gotejam. “Uma torneira com um filete de 2 milímetros, pode desperdiçar 136 litros de água por dia. Em 30 dias, isso representa um total de 4080 litros, mais do que o consumo médio de uma pessoa”, alerta.
O coordenador comercial da BRK, Peterson Portela, ressalta que o aumento no consumo de água pode refletir no orçamento familiar. “É comum receber visitas em casa durante as férias e, por consequência, aumentar o consumo de água devido ao aumento de banhos, idas ao banheiro e o uso da cozinha. Portanto, é necessário ter muita atenção e cuidado para evitar desperdícios. Medidas como monitorar o consumo por meio do hidrômetro, reduzir o tempo de banho e prestar atenção no funcionamento das descargas podem contribuir para uma fatura mais equilibrada”, explica.
A economia de água se torna ainda mais urgente devido aos efeitos da estiagem, uma vez que a falta de chuvas e as altas temperaturas impactam os recursos hidricos. Nesse sentido, a BRK está com a campanha “Arrocha para economizar”, com objetivo de conscientizar a população sobre o uso consciente da água. A concessionária também investe em ações socioambientais, programas de redução de perdas e planos de contingência para preservar esse recurso tão essencial para a existência humana.
Comentários sobre este post