Os serviços de água e esgoto prestados pela BRK têm gerado inúmeros benefícios à sociedade. Entre os principais impactos, destaca-se a promoção da saúde, pois previne doenças de veiculação hídrica e melhora a qualidade de vida da população. Além disso, o saneamento básico estimula a geração de empregos, eleva o desempenho educacional e contribui para a valorização imobiliária.
No Brasil, 32 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água potável, e 90 milhões vivem sem coleta de esgoto, conforme dados do Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados. A ausência desses serviços essenciais prejudica significativamente as comunidades, visto que a contaminação do meio ambiente por esgoto afeta o potencial turístico da região e o desenvolvimento econômico local. Além disso, em 2022, doenças relacionadas ao saneamento inadequado causaram mais de 190 mil internações e 2,3 mil mortes, de acordo com o DataSUS.
Investimentos em saneamento básico têm impacto direto na economia. Estudos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que cada R$ 1 bilhão investido no setor gera um aumento de R$ 545 milhões na média salarial dos brasileiros, refletindo diretamente nos ganhos da população.
O gerente de operações, Pedro Gobbo, destaca que a companhia tem transformado a realidade dos 46 municípios atendidos pela concessionária. Um exemplo é a cidade de Palmas, que lidera o ranking de saneamento na região Norte do Brasil. “Em Palmas, o acesso à água tratada é universalizado, com 100% de cobertura, e mais de 80% da população conta com esgoto coletado e tratado”, destaca.
A BRK também tem investido na modernização e eficiência de suas Estações de Tratamento. Em 2023, foram inauguradas as ETEs Lontra, em Araguaína, e a ampliação da ETE Pouso do Meio, em Gurupi. A ETE Lontra, a primeira das estações de tratamento das regiões Norte e Nordeste a adotar uma tecnologia holandesa amplamente reconhecida pela eficiência e sustentabilidade no tratamento de esgoto, foi agraciada com o Prêmio Melhores e Maiores Obras (PMMO) 2024.
“A ETE Lontra possui capacidade cinco vezes maior que a antiga ETE Neblina, já desativada. Atualmente, a estação tem capacidade para tratar 395 litros por segundo e beneficia mais de 190 mil habitantes na zona urbana do município”, acrescenta o gerente.