terça-feira, 19 de maio de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Agricultura e Pecuária

“Brilho” do tomate ofusca os grãos em Goiás

Cultivo do fruto gera retorno até sete vezes maior do que grãos e tem compra garantida

por Globo Rural
02/08/2024
em Agricultura e Pecuária
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

Os 314 hectares de tomate industrial da Fazenda São Braz, em Hidrolândia (GO), representam cerca de 26% da área total cultivada na propriedade, de 1,2 mil hectares, mas há pelo menos quatro anos o fruto é a principal cultura em termos de rentabilidade. Com os preços de soja e milho em queda, o tomate deve garantir, por mais um ano, o resultado dos produtores da região.

“A rentabilidade da soja e do milho nesses últimos anos foi quase zero. A gente lutou para pagar os custos, enquanto o tomate tomou um papel importante no faturamento da fazenda, a ponto de se tornar o principal”, relata o agrônomo e responsável pela área produtiva da fazenda, Fernando de Sousa Simão.

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Divulgação

Drones e inteligência artificial indicam momento ideal para abate de bovinos

18/05/2026
Foto: Wenderson Araújo/CNA

Preço da soja sobe no Brasil, mas negociações estiveram travadas

18/05/2026

A 150 quilômetros de Goiânia, em Orizona, o agricultor Cristiano Lutkemeyer também tem o tomate industrial como principal fonte de receita na fazenda. De seus 2,5 mil hectares, 800 hectares são destinados ao cultivo do fruto. Segundo ele, a produção gera um retorno até sete vezes superior ao obtido com grãos.

A maior rentabilidade, contudo, é proporcional ao risco da cultura. “Na mesma área irrigada, se você plantar soja, você vai colher entre 80 sacas e 100 sacas por hectare, uma variação de 20%. Com o tomate, essa produtividade pode variar até 100%, de 80 toneladas a 160 toneladas por hectare”, diz o produtor.

Tanto Lutkemeyer quanto Fernando Simão são fornecedores da unidade de atomatados da Cargill, em Goiânia.

Segundo estimativa divulgada em fevereiro pela Secretaria de Agricultura de Goiás, o Estado deve colher 1,2 milhão de toneladas do fruto este ano, o que representará um crescimento de 24,8% em relação a 2023. Os trabalhos em campo começaram em junho e vão até outubro. O volume é equivalente a 31,1% da produção nacional, consolidando Goiás como o maior Estado produtor do país.

Na Fazenda São Braz, a produtividade da lavoura tem crescido entre 10% e 12% ao ano. O volume adicional visa atender a demanda da indústria, que todos os anos define o preço e encomenda a quantidade que irá comprar.

Em troca, a indústria fornece todos os insumos necessários para o cultivo, da semente à mão de obra para a colheita, garantindo previsão de retorno financeiro – outra vantagem da cultura em relação aos grãos.

“É muito importante sabermos a rentabilidade aproximada que vamos ter. O grande problema de uma lavoura é produzir e não ter para quem vender, e nisso estamos garantidos”, afirma Fernando Simão.

O consumo de atomatados no Brasil tem crescido 20% ao ano, segundo o líder de marketing da categoria na Cargill, Daniel Pontes. A companhia é líder no mercado de atomatados do país, segundo levantamento da Nielsen.

“O molho de tomate tem 98% de penetração nos lares brasileiros. Ou seja, virtualmente, todos os lares hoje consomem o molho de tomate”, ressalta Pontes.

Ao todo, as áreas dos 36 fornecedores da empresa somam 4,7 mil hectares plantados no Estado de Goiás, com uma produtividade média entre 85 toneladas e 90 toneladas por hectare. A área plantada este ano para a empresa teve crescimento de 18% a 20% em relação a 2023.

Segundo o líder agrícola para tomates da Cargill no Brasil, Rafael Santana, o mercado do fruto está vivendo um momento favorável, o que tem gerado mais interesse dos produtores pelo cultivo do tomate industrial. No entanto, a estratégia da companhia é limitar a quantidade de produtores parceiros.

“A nossa ideia é ter grandes produtores porque assim conseguimos ganhar em escala, fazendo várias operações e facilitando o nosso planejamento”, afirma. Dentre os critérios para a realização de novas parcerias estão a distância de até 250 quilômetros da fábrica da Cargill, localizada em Goiânia, e a presença de sistema de irrigação.

“Geralmente um produtor que é um bom produtor de soja, de milho e que tem bons equipamentos está apto a cultivar o tomate industrial. Porque, apesar de termos fornecedores que prestem o serviço de manejo, se ele não tiver uma boa estrutura no campo, ele não consegue fazer uma boa produção”, diz Santana.

Anterior

Conheça o robô dentista que promete restaurar dentes em 15 minutos

Próximo

Governo do Tocantins expande Programa de Parcerias e Investimentos no primeiro semestre de 2024

Próximo
Com os primeiros projetos entrando em fase de execução e as novas propostas em andamento, o Tocantins PPI se consolida como uma estratégia eficaz para o desenvolvimento do Estado (Crédito foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins)

Governo do Tocantins expande Programa de Parcerias e Investimentos no primeiro semestre de 2024

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Lideranças de Monte do Carmo declaram apoio à pré-candidatura de Maurício Buffon à Câmara Federal

19/05/2026
Palmas

Prefeitura inaugura Centro de Referência Especializado de Assistência Social na região Sul de Palmas

19/05/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas lança Centro de Desenvolvimento de Ginástica Rítmica e Badminton nesta terça-feira, 19

19/05/2026
Palmas

Juninas de Palmas já podem se inscrever em edital de fomento para o Arraiá da Capital

19/05/2026
Tocantins

Sesc Tocantins abre inscrições para Circuito Sesc de Corridas em Araguaína

19/05/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Esportes

Rui Costa diz que São Paulo não reintegrará Arboleda ao elenco

19/05/2026
Esportes

Brasileirão Feminino A2: Minas Brasília goleia o Paysandu por 5 x 0

19/05/2026
Miracema

Câmara de Miracema age com urgência e aprova reajuste dos servidores efetivos em 1º e 2º turno de forma unânime.

19/05/2026
Palmas

Confira lista de sorteados do Nota Palmense Premiada do mês de abril

19/05/2026
Palmas

Programação cívica e desfile marcam comemorações pelos 37 anos da Capital

19/05/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Rui Costa diz que São Paulo não reintegrará Arboleda ao elenco
  • Brasileirão Feminino A2: Minas Brasília goleia o Paysandu por 5 x 0
  • Câmara de Miracema age com urgência e aprova reajuste dos servidores efetivos em 1º e 2º turno de forma unânime.

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Rubens Chiri / São Paulo FC

Rui Costa diz que São Paulo não reintegrará Arboleda ao elenco

19/05/2026
Patricy Albuquerque/Minas Brasília

Brasileirão Feminino A2: Minas Brasília goleia o Paysandu por 5 x 0

19/05/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.