Para fomentar o conhecimento dos estudantes sobre as técnicas de prevenção a incêndios florestais, a equipe de brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado, gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), realizou nesta sexta-feira, 24, em Tocantínia, uma palestra sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF). A ação fez parte da programação da Feira de Ciências da Escola Municipal De Tempo Integral Antonio Benvindo Da Luz.
Durante a palestra, os brigadistas Alessandro Nunes e Kaique Araújo abordaram sobre o uso do fogo como ferramenta para a prevenção de incêndios, enfatizando a importância das autorizações para queimas controladas. Eles explicaram a metodologia utilizada pelo Naturatins para realizar as queimas prescritas, seja em topo de morros, nas encostas ou às margens das rodovias. Além disso, esclareceram as dúvidas das crianças sobre a diferença entre queimas controladas, prescritas e incêndios.
Além de apresentar os aspectos positivos das queimas, os brigadistas também explanaram sobre os impactos negativos dos incêndios florestais, especialmente em relação à fauna. “Nós explicamos a eles sobre o quanto os incêndios podem ser prejudiciais aos animais, comprometendo a sobrevivência de muitas espécies”, informou o brigadista florestal Alessandro Nunes.
Para tornar a palestra ainda mais interativa, a equipe apresentou os materiais utilizados pelos brigadistas, detalhando seu manuseio. As crianças puderam ter contato direto com equipamentos como sopradores e o queimador pinga-fogo. “Essa atividade prática proporcionou aos alunos uma compreensão mais clara dos desafios e técnicas de combate a incêndios”, destacou o brigadista florestal Kaique Araújo.
Segundo a supervisora da APA Serra do Lajeado, Camila Muniz, o evento foi uma excelente oportunidade para sensibilizar os alunos sobre a importância do manejo adequado do fogo e os esforços necessários para prevenir e combater os incêndios, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Comentários sobre este post