quarta-feira, 26 de novembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Agricultura e Pecuária

Brasil buscará reconhecimento de país livre de aftosa sem vacinação em agosto

País irá solicitar status na Organização Mundial de Saúde Animal para tentar acessar mercados mais exigentes

Ascom por Ascom
03/05/2024
em Agricultura e Pecuária
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Brasil se autodeclarou livre da doença e passará a pleitear o status a nível internacional — Foto: Wenderson Araujo/CNA

Brasil se autodeclarou livre da doença e passará a pleitear o status a nível internacional — Foto: Wenderson Araujo/CNA

CompartilharCompartilhar

O Brasil vai submeter em agosto deste ano o pedido de reconhecimento internacional do status de país livre de febre aftosa sem vacinação à Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa). O resultado deverá ser divulgado em maio de 2025. Se positivo, poderá colocar a pecuária brasileira em outro patamar sanitário e abrir as portas de mercados mais exigentes mundo afora, como Japão e Coreia do Sul.

Essa foi a avaliação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que anunciaram, nesta quinta-feira (2/5), o encerramento oficial do ciclo de imunizações contra a aftosa no Brasil, com a conclusão da última etapa de vacinação em cinco Estados do Nordeste. O país se autodeclarou livre da doença e passará a pleitear o status a nível internacional.

ARTIGOSRELACIONADOS

Fertilizantes representam hoje mais de 20% do custo de produção das principais culturas agrícolas — Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná

Dependência de importação de fertilizantes expõe fragilidade do Brasil

26/11/2025
Ovo foi o único produto que ficou menos disponível para o consumior nas gôndolas — Foto: Globo Rural

Falta de produtos nos supermercados cai ao menor nível do ano

26/11/2025

A Omsa exige a suspensão da vacinação contra a febre aftosa e a proibição de ingresso de animais vacinados nas áreas livres por, pelo menos, 12 meses. O Ministério da Agricultura antecipou para abril a última campanha de imunização em Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A expectativa agora é que a organização realize auditoria no Brasil e divulgue o resultado em maio de 2025. Com isso, a meta de obtenção do status de país livre da doença sem vacinação, estimada para 2026, poderá ser antecipada em um ano.

Confiante na qualidade do sistema sanitário do Brasil, Fávaro acredita que o processo de reconhecimento será uma “mera formalidade”. Antes da auditoria, o governo federal e os órgãos de defesa agropecuária dos Estados deverão intensificar ações para concluir as outras etapas previstas no código de animais terrestres da Omsa para a substituição da vacinação.

Na lista, estão a necessidade de estruturar fundos de indenização, aprimorar os controles de fronteira e de trânsito, melhorar as estruturas de atendimento, garantir resposta rápida em caso de foco. “Muda-se a maneira de monitorar e eventualmente controlar em caso de surto de febre aftosa. Aumenta o nível de controle, exatamente porque fica conceitualmente mais vulnerável”, disse Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária, à reportagem.

Fávaro também admitiu que o país ficará mais vulnerável sem a vacinação, mas ressaltou que os controles serão aprimorados para sustentar o novo “patamar” alcançado. Isso vai exigir reforço no sistema, como a contratação de agentes de fiscalização e a compra de equipamentos e veículos, principalmente nos Estados.

“É o início de um processo em que o Brasil troca de patamar com um grupo de elite sanitária mundial, que é muito mais difícil se manter nessa elite. Com toda a dedicação, com os estados, todo o sistema, envolvidos, vamos atingir mercados muito exigentes, mas muito recompensadores”, afirmou.

Um dos países na mira é o Japão, que só compra carne bovina e suína de países livres de febre aftosa sem vacinação. O novo status será um dos temas tratados com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, que estará em Brasília nesta sexta-feira. A abertura de mercado, no entanto, ainda deve demorar.

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse que o encerramento da vacinação é histórico para o país. “O Brasil sempre sonhou em ser um país livre de febre aftosa sem vacinação, um estágio extremamente elevado de sanidade animal e de boa defesa agropecuária. Isso muda o patamar do Brasil, vai nos abrir novos mercados, elevar o preço das exportações e poder acessar mercados mais exigentes”, comentou.

O vice-presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), Emílio Salani, disse que as empresas produtoras das vacinas têm se preparado para a retirada da vacinação ao longo dos anos e que, em caso de reintrodução da doença no país, serão fundamentais a ação rápida e a comunicação clara para evitar maiores danos. “O padrão sanitário obtido pelo rebanho brasileiro, o maior rebanho comercial do mundo, é muito importante para nós. Isso nos permite, como indústria de maneira geral, introduzir novas tecnologias e ferramentas importantes tanto na proteção quanto na produtividade do rebanho brasileiro”, disse, em nota à reportagem.

Anterior

Professores da UFT deflagram greve e universidade diz que vai manter calendário acadêmico

Próximo

Prefeito de Tocantínia prestigia a final do Campeonato de Futebol Society na comunidade indígena

Próximo
Foto: Edvaldo Xerente

Prefeito de Tocantínia prestigia a final do Campeonato de Futebol Society na comunidade indígena

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Palmas

Educação Municipal: piso garantido, formação ampliada e obras retomadas marcam o primeiro ano da gestão Eduardo Siqueira Campos

26/11/2025
Tocantins

Aleto aprova a criação da Região Metropolitana de Araguaína

26/11/2025
Tocantins

Aleto reforça proteção a pessoas com fibromialgia com novo requerimentopara oferta de medicamentos

26/11/2025
Tocantins

Refis vai beneficiar proprietários de veículos com licenciamentoregularizado

26/11/2025
Segurança

Em Paraíso, Polícia Civil conclui investigação que apurava conduta de advogado acusado por cliente de apropriação indébita de valores referentes à ação judicial

26/11/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Esportes

Flamengo divulga relacionados para final da Libertadores; confira

26/11/2025
Esportes

Brasil vence a Itália e segue 100% na Copa do Mundo Feminina de Futsal

26/11/2025
Esportes

Brasileirão: Ceará pode definir o campeão com duelos da reta final

26/11/2025
Esportes

Artur Jorge comemora um ano do título da Libertadores pelo Botafogo

26/11/2025
Esportes

O que Flamengo, Palmeiras ou Cruzeiro precisam para ganhar o título

26/11/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Flamengo divulga relacionados para final da Libertadores; confira
  • Brasil vence a Itália e segue 100% na Copa do Mundo Feminina de Futsal
  • Brasileirão: Ceará pode definir o campeão com duelos da reta final

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Lucas Figueiredo/Getty Images

Flamengo divulga relacionados para final da Libertadores; confira

26/11/2025
Fabio Souza/CBF

Brasil vence a Itália e segue 100% na Copa do Mundo Feminina de Futsal

26/11/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.