Vanderlan, lateral do Bragantino, passou por uma cirurgia na última terça-feira (20/1) para tratar uma Malformação Arteriovenosa Cerebral. O atleta, revelado pelo Palmeiras, foi diagnosticado com a doença cerebral no fim da última temporada e realizou o procedimento no hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.
Em nota oficial, publicada nas redes sociais, o clube paulista informou que o “procedimento foi bem-sucedido e o atleta passa bem”. Vanderlan iniciará, em breve, o período de recuperação para retorno à prática esportiva nos próximos meses.
Segundo o clube, o jogador passou a fazer diversos exames após apresentar um quadro infeccioso acompanhado de sintoma de cefaleia. Ele foi diagnosticado com a doença após avaliação de diversos especialistas e exames detalhados. Clube, atleta e familiares optaram pela realização da cirurgia.
MAV, ou Malformação Arteriovenosa, é uma conexão anormal entre artérias e veias do cérebro ou medula espinhal, fazendo com que o sangue passe muito rápido e sob pressão. Pode causar hemorragias, convulsões ou dores de cabeça.
Leia a nota completa do Bragantino:
“O lateral-esquerdo Vanderlan foi submetido a um procedimento neurocirúrgico nesta terça-feira (20), no hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, para o tratamento de MAV Cerebral (Malformação Arteriovenosa).
No final do ano passado, o atleta apresentou um quadro infeccioso acompanhado de sintoma de cefaleia e durante a investigação desse quadro, em um dos exames de imagem realizados, foi identificada uma alteração que necessitou de investigações mais detalhadas. O atleta foi encaminhado para acompanhamento com neurocirurgião, que orientou exames adicionais para definição do diagnóstico.
Após as avaliações com vários especialistas, e exames complementares, foi diagnosticada a Malformação Arteriovenosa Cerebral. Diante desse cenário, em consultas e conversas com especialistas neurocirurgiões, foi indicado o procedimento cirúrgico para correção e cura da Malformação Arteriovenosa Cerebral.
Clube, atleta e familiares optaram pela realização da cirurgia, que foi realizada nesta terça pelo Dr. Feres Chaddad, referência em MAV na América Latina.
O procedimento foi bem-sucedido. Vanderlan passa bem e inicia em breve o período de recuperação, para retorno à prática esportiva nos próximos meses.
O clube manifesta todo o apoio ao atleta neste momento e deseja uma recuperação completa e segura, para que ele possa retornar aos gramados em breve.”






