Os principais índices de Wall Street estavam a caminho de uma abertura morna em uma sessão de negociação encurtada nesta terça-feira (24). Os mercados de ações dos EUA entram em um período historicamente forte antes de encerrar o segundo ano consecutivo de ganhos.
Com poucos catalisadores importantes, o volume reduzido de negociações esperado nos últimos dias do ano aumenta a possibilidade de oscilações nos mercados.
Os pregões serão encerrado às 15h (horário de Brasília) e permanecerão fechados na quarta-feira (25) devido ao feriado de Natal.
O S&P 500 e o Nasdaq acumularam dois pregões consecutivos de alta na segunda-feira, impulsionados por ganhos de algumas empresas de grande capitalização e crescimento.
“Como o mercado terminou em alta ontem, os investidores estão respirando aliviados, pensando que talvez o corte de juros com tom hawkish da semana passada, combinado com a leitura mais branda do PCE, indique que a inflação não é uma ameaça tão grande no momento”, disse Sam Stovall, estrategista-chefe de investimentos da CFRA Research.
Após um forte desempenho que levou os índices a máximas históricas após a eleição de novembro, que gerou esperanças de políticas pró-negócios sob o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, o rali de Wall Street enfrentou um obstáculo este mês, à medida que investidores lidaram com a perspectiva de juros mais altos em 2025.
O Federal Reserve reduziu a taxa de juros pela terceira vez neste ano na última quarta-feira (18), mas sinalizou mais dois cortes de 25 pontos-base no próximo ano, enquanto os formuladores de políticas avaliam a possibilidade de as políticas de Trump impulsionarem a inflação.
É esperado que Fed mantenha as taxas na faixa de 4% a 4,25% até o final de 2025, contra uma expectativa de 3,75% a 4%, de acordo com a ferramenta FedWatch.
Os mercados estão atualmente em um período historicamente forte conhecido como “rali de Papai Noel”. O S&P 500, em média, ganhou 1,3% nos últimos cinco dias de dezembro e nos dois primeiros dias de janeiro, segundo dados do Stock Trader’s Almanac desde 1969.
Às 10h32 (horário de Brasília), os futuros do Dow Jones caía 0,05%. Já os futuros do S&P 500 subiram 0,13% e Nasdaq 100 avançavam 0,24%.
No entanto, participantes do mercado questionam se a escalada das ações norte-americanas para novas máximas históricas será sustentável nos próximos dias, em meio a preocupações com avaliações excessivamente altas e a saúde geral do mercado.
Entre as ações individuais, a NeueHealth disparou 64,7% no pré-mercado depois que a empresa de saúde anunciou que seu maior acionista, a New Enterprise Associates, junto com um grupo de investidores existentes, irá fechar o capital da empresa em um acordo de US$ 1,3 bilhão.
As ações da American Airlines caíram levemente após a companhia aérea suspender temporariamente todos os seus voos nos Estados Unidos devido a um problema técnico não especificado, afetando os planos de viagem de milhares de passageiros em plena véspera de Natal.